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dc.contributor.advisorDantas, José Guibson Delgadopt_BR
dc.contributor.authorKuhn, Renata Mendespt_BR
dc.date.accessioned2024-12-03T06:52:04Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281924pt_BR
dc.description.abstractA Coreia do Sul alcançou uma posição privilegiada no atual sistema internacional por conta do grande êxito da sua indústria cultural, que exporta produtos audiovisuais que são consumidos no mundo inteiro. Entre eles destaca-se o K-drama, designação dada aos dramas televisivos em língua coreana realizados pelo país. Com o intuito de entender esse fenômeno sob a ótica das relações públicas internacionais, este estudo foi norteado pelo conceito de soft power de Nye (2004) e desenvolvido com o objetivo de entender como os K-dramas funcionam como instrumento de soft power da Coréia do Sul. Para dar conta do objetivo estipulado, foram adotados os métodos de pesquisa bibliográfico, baseado nos aportes metodológicos definidos por Gil (2008), e estudo de caso exploratório proposto por Freitas e Jabbour (2011). Concluiu-se que, de fato, o K-drama funciona como um poderoso instrumento de soft power da Coreia do Sul, pois ao adentrar em mercados internacionais variados, levando os costumes e herança cultural do país, esse produto acaba gerando uma imagem positiva da Coreia do Sul e de seu povo entre os seus consumidores.pt_BR
dc.description.abstractSouth Korea has achieved a privileged position in the current international system due to the great success of its cultural industry, which exports audiovisual products that are consumed throughout the world. Among them, K-drama stands out, the name given to Korean-language television dramas produced in the country. In order to understand this phenomenon from the perspective of international public relations, this study was guided by Nye's (2004) concept of soft power and developed with the aim of understanding how K-dramas function as an instrument of soft power in South Korea. South. To achieve the stipulated objective, bibliographic research methods were adopted, based on the methodological contributions defined by Gil (2008), and an exploratory case study proposed by Freitas and Jabbour (2011). It was concluded that, in fact, K-drama works as a powerful instrument of soft power for South Korea, as when entering various international markets, taking the country's customs and cultural heritage, this product ends up generating a positive image of the country. South Korea and its people among its consumers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOnda coreanapt_BR
dc.subjectSouth Koreaen
dc.subjectSoft poweren
dc.subjectIndústria culturalpt_BR
dc.subjectSoft powerpt_BR
dc.subjectK-dramaen
dc.subjectRelações públicas internacionaispt_BR
dc.subjectInternational public relationsen
dc.subjectCultural attractionen
dc.titleO K-Drama como instrumento de soft power da Coreia do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001216069pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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