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dc.contributor.advisorRosário, Nísia Martins dopt_BR
dc.contributor.authorFortes, Julia Bairrospt_BR
dc.date.accessioned2024-12-03T06:51:49Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281905pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia visa analisar, de forma exploratória, a maneira como os corpos dos casais sáficos são representados em produções audiovisuais, especificamente nas produções da Ponto Ação. O objetivo geral é compreender como essas representações são abordadas. A fundamentação teórica é baseada nas Teorias Queer, que ajudam a entender a forma como a heteronormatividade se estabelece dentro das normas sociais, explorando os conceitos de Louro (2015, 2001, 2016), Lauretis (1987), Miskolci (2009), Carvalho e Araújo (2022), Rich (1980), Sedgwick (2007), Wilton (1995) e Padilha e Rodrigues (2016). Além disso, discutimos a forma como se dá a apresentação feminina, buscando compreender como são marcadas tanto na sociedade quanto nas produções audiovisuais; para isso, exploramos os conceitos de Freire (2005), Kimmel (2002), Navarro (2004), Hall (2016), Nagime (2016) e Louro (2003). O corpus da pesquisa analisa cinco webséries produzidas pela Ponto Ação entre os anos de 2016 a 2024, nas quais os casais sáficos são destacados. Utilizamos o método de análise fílmica de Flick (2013) e o método de transcrição de Rose (2008) para analisar os episódios individualmente e, depois, identificar padrões entre eles. A análise revela que as representações dos casais ainda seguem um padrão heterocentrado e refletem os ideais de beleza impostos pela sociedade ao longo dos anos.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph aims to analyze, in exploratory ways, the representation of the bodies of sapphic couples in audiovisual productions, mainly in Ponto Ação productions. Understanding how these representations are approached is the main objective. Queer theory is the basis of theoretical fundamentalism, which aids in comprehending how heteronormativity is established by social rules, exploring the concepts of Louro (2015, 2001, 2016), Lauretis (1987), Miskolci (2009), Carvalho and Araújo (2022), Rich (1980), Sedgwick (2007), Wilton (1995), and Padilha and Rodrigues (2016). Furthermore, we discuss the portrayal of women, to understand its representation both in society and in audiovisual productions; for this, the concepts of Freire (2005), Kimmel (2002), Navarro (2004), Hall (2016), Nagime (2016), and Louro (2003) are explored. The research corpus analyzes five web series produced by Ponto Ação between 2016 and 2024, in which sapphic couples are highlighted. Using Flick’s (2013) filmic analysis method, and Rose’s (2008) transcription method, the episodes were analyzed individually, and patterns were identified between them. The analysis reveals that the representations of couples still follow a hetero-centered pattern and reflect the beauty ideals imposed by society over the years.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRepresentationen
dc.subjectRepresentatividadept_BR
dc.subjectLGBTQIAP+pt_BR
dc.subjectSapphicen
dc.subjectEstudos de gêneropt_BR
dc.subjectAudio-visualen
dc.subjectTeoria queerpt_BR
dc.subjectQueeren
dc.subjectHeteronormativityen
dc.titleA “normalização” do casal sáfico : uma análise das webséries produzidas pela produtora Ponto Açãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCasagrande, Taís Severopt_BR
dc.identifier.nrb001215528pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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