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dc.contributor.advisorDantas, José Guibson Delgadopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Samantha Silva dospt_BR
dc.date.accessioned2024-12-03T06:51:06Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281850pt_BR
dc.description.abstractO conceito de poder, estudado desde a Antiguidade (Aristóteles, 2003; Nietzsche, 2007; Maquiavel, 1996; Marx, 2000; Bobbio, 1995), evoluiu significativamente com a globalização e as novas dinâmicas sociais e geopolíticas do século XX. Um dos reflexos dessa transformação foi a ascensão do conceito de soft power, que consiste na capacidade de conquistar o que se deseja através da atração construída a partir de elementos culturais, valores políticos ou políticas governamentais - sem o uso de recursos militares ou econômicos (Nye, 2009). Impulsionada por esta noção, a gastrodiplomacia emergiu como uma estratégia de grande potência para promoção de países através de sua gastronomia (Araya, 2016). O presente trabalho investiga a Settimana della Cucina Italiana nel Mondo, evento gastrodiplomático promovido anualmente pela Itália a nível global. Para tal, o objetivo geral postulado foi analisar o uso da gastrodiplomacia como elemento de soft power da Itália, a partir das edições da VIII Settimana Della Cucina Italiana Nel Mondo ocorridas no Brasil. Os objetivos específicos consistem em identificar os elementos gastrodiplomáticos empregados nas edições analisadas, verificar os propósitos do evento presentes nos eventos brasileiros e diagnosticar como foi a divulgação, as formas de acesso ao público e a organização das ações desenvolvidas em cada cidade. Para a avaliação, optou-se por uma pesquisa de caráter exploratório (GIL, 2008), de abordagem quantitativa-qualitativa (GERHARDT; SILVEIRA, 2009), adotando o procedimento de estudo de caso por meio das técnicas de levantamento bibliográfico e coleta de dados. Frente às edições analisadas, o evento se revela como um recurso valioso de soft power, promovendo a cultura e a gastronomia italiana, mas com algumas lacunas significativas. Apesar de uma forte ênfase na promoção da culinária e da identidade italianas, houveram variações na implementação e alcance da promoção do turismo e do comércio, objetivos importantes da gastrodiplomacia e do evento em si. A diversidade de programação e a descentralização das informações também limitaram o impacto do evento, resultando em uma participação variável do público. Além disso, a falta de métricas claras e a necessidade de uma abordagem mais integrada nas estratégias de gastrodiplomacia foram identificadas como áreas para desenvolvimento futuro.pt_BR
dc.description.abstractThe concept of power, studied since Antiquity (Aristotle, 2003; Nietzsche, 2007; Machiavelli, 1996; Marx, 2000; Bobbio, 1995), has evolved significantly with globalization and the new social and geopolitical dynamics of the 20th century. One of the reflections of this transformation was the rise of the concept of soft power, which consists of the ability to achieve what one wants through attraction built on cultural elements, political values or government policies - without the use of military or economic resources (Nye, 2009). Driven by this notion, gastrodiplomacy has emerged as a high-powered strategy for promoting countries through their gastronomy (Araya, 2016). This paper investigates the Settimana della Cucina Italiana nel Mondo, a gastrodiplomatic event promoted annually by Italy at a global level. To this end, the general objective was to analyze the use of gastrodiplomacy as an element of soft power in Italy, based on the VIII Settimana Della Cucina Italiana Nel Mondo held in Brazil. The specific objectives consisted of identifying the gastrodiplomatic elements used in the analyzed editions, verifying the purposes of the event present in the Brazilian events, and diagnosing how the dissemination was carried out, the forms of access to the public, and the organization of the actions developed in each city. For the evaluation, an exploratory research was chosen (GIL, 2008), with a quantitative-qualitative approach (GERHARDT; SILVEIRA, 2009), adopting the case study procedure through bibliographic survey and data collection techniques. In view of the editions analyzed, the event proved to be a valuable resource of soft power, promoting Italian culture and gastronomy, but with some significant gaps. Despite a strong emphasis on promoting Italian cuisine and identity, there were variations in the implementation and scope of tourism and trade promotion, important objectives of gastrodiplomacy and the event itself. The diversity of programming and decentralization of information also limited the impact of the event, resulting in variable audience participation. Furthermore, the lack of clear metrics and the need for a more integrated approach in gastrodiplomacy strategies were identified as areas for future development.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGastrodiplomacyen
dc.subjectIndústria culturalpt_BR
dc.subjectSoft powerpt_BR
dc.subjectGastronomic eventsen
dc.subjectItalian cuisine dinnersen
dc.subjectItáliapt_BR
dc.subjectCulinary diplomacyen
dc.titleA tavola con la cucina italiana : um estudo sobre a VIII settimana della cucina italiana nel mondo no Brasil como mecanismo de soft power da Itáliapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001216091pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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