Tem jornalismo no TikTok? : uma análise do portal G1 à luz da finalidade informar de modo qualificado
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2024Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
O atual contexto é marcado pela consolidação dos vídeos curtos como fonte de notícias segundo o Digital News Report 2024, estando o TikTok entre as redes sociais mais utilizadas do Brasil. Como um dos caminhos para enfrentamento de sua crise, o jornalismo deve exercer seu papel enquanto mediador qualificado (Oliveira, 2016), sendo este conceito empregado junto à finalidade informar de modo qualificado (Reginato, 2019) para operacionalização deste trabalho. Dado o cenário, vislumbra-se como prob ...
O atual contexto é marcado pela consolidação dos vídeos curtos como fonte de notícias segundo o Digital News Report 2024, estando o TikTok entre as redes sociais mais utilizadas do Brasil. Como um dos caminhos para enfrentamento de sua crise, o jornalismo deve exercer seu papel enquanto mediador qualificado (Oliveira, 2016), sendo este conceito empregado junto à finalidade informar de modo qualificado (Reginato, 2019) para operacionalização deste trabalho. Dado o cenário, vislumbra-se como problema desta pesquisa: no contexto da crise atual, os conteúdos do g1 no TikTok cumprem a finalidade central do jornalismo de informar de modo qualificado? O objetivo geral é definido em compreender se os conteúdos do g1 atendem a finalidade de informar de modo qualificado na mediação que exerce junto ao público do TikTok. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo, a partir da categorização dos cinco atributos para que uma informação seja qualificada. Os resultados apontam para um melhor aproveitamento da contextualização (74,9%), verificação (67,3%) e envolvência (65,48%). Contudo, é necessário um maior esforço para que a relevância (42,85%) e a pluralidade (40,45%) sejam mais exploradas pelo portal. A conclusão feita é que os conteúdos do g1 realizam um bom exercício de mediação qualificada no TikTok. ...
Abstract
The current context is marked by the consolidation of short videos as a news source according to the Digital News Report 2024, with TikTok being among the most used social networks in Brazil. As one of the ways to face the crisis, journalism must play its role as a qualified mediator (Oliveira, 2016), with this concept being used together with the purpose of informing in a qualified way (Reginato, 2019) to operationalize this work. Given the scenario, the problem of this research is: in the con ...
The current context is marked by the consolidation of short videos as a news source according to the Digital News Report 2024, with TikTok being among the most used social networks in Brazil. As one of the ways to face the crisis, journalism must play its role as a qualified mediator (Oliveira, 2016), with this concept being used together with the purpose of informing in a qualified way (Reginato, 2019) to operationalize this work. Given the scenario, the problem of this research is: in the context of the current crisis, does g1's content on TikTok fulfill the central purpose of journalism to inform in a qualified way? The general objective is to understand whether g1's content meets the purpose of providing qualified information in the mediation it carries out with the TikTok public. The methodology used was content analysis, based on the categorization of the five attributes so that information is qualified. The results point to better use of contextualization (74.9%), verification (67.3%) and involvement (65.48%). However, greater effort is needed so that relevance (42.85%) and plurality (40.45%) are further explored by the portal. The conclusion made is that g1 content performs a good exercise of qualified mediation on TikTok. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
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