A Física dos movimentos analisada a partir de vídeos do cotidiano do aluno : uma proposta para a oitava série
Visualizar/abrir
Data
2010Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Assunto
Resumo
Este trabalho propõe introduzir conteúdos de Física, de modo a torná-los atrativos para alunos de 8ª série, através do estudo de situações divertidas, como os movimentos presentes em atividades esportivas e de lazer do seu cotidiano. Os movimentos foram filmados pelos alunos utilizando uma câmera fotográfica digital e, após, foi usado um programa de análise de imagens (Tracker). A escolha dos temas a serem filmados e analisados partiu de sugestões dos próprios alunos em sala de aula, orientados ...
Este trabalho propõe introduzir conteúdos de Física, de modo a torná-los atrativos para alunos de 8ª série, através do estudo de situações divertidas, como os movimentos presentes em atividades esportivas e de lazer do seu cotidiano. Os movimentos foram filmados pelos alunos utilizando uma câmera fotográfica digital e, após, foi usado um programa de análise de imagens (Tracker). A escolha dos temas a serem filmados e analisados partiu de sugestões dos próprios alunos em sala de aula, orientados pela professora de Ciências e pelo autor dessa proposta de trabalho. As filmagens foram realizadas pelos alunos no pátio e no salão esportivo da escola; a análise dos movimentos filmados e sua descrição foram realizadas no laboratório de informática. A proposta foi aplicada no Colégio São José, de Caxias do Sul, RS, com cinco turmas de oitava série na disciplina de Ciências, durante os meses de setembro a novembro de 2008, inserindo as atividades paralelamente à apresentação dos conteúdos. Todo material desenvolvido e utilizado nesta proposta foi disponibilizado, gradualmente, no decorrer de sua aplicação na página Web do Colégio. O planejamento e a execução desta proposta foram embasados na teoria interacionista de Lev Vygotsky. Essa escolha se deu, principalmente, pelos objetivos pretendidos neste trabalho que previam que os alunos trabalhassem em grupo com a mediação dos professores, proporcionando e estimulando o gosto por aprender. A avaliação da proposta foi feita pelos alunos no final de sua aplicação através de um questionário de opinião. Segundo as respostas dos alunos, na medida em que atividades e tecnologias do seu cotidiano são utilizadas nas aulas de Física, faz com que essas se tornem mais motivadoras e interessantes. O material instrucional produzido, acompanhado de um guia de informações e orientações será publicado na série “Hipermídias de Apoio ao Professor de Física”, onde serão descritos os objetivos, a justificativa e a metodologia utilizados, com o intuito de que possam ser aplicados por outros professores associados à disciplina de Ciências da 8ª série. ...
Abstract
This work proposes an alternative introduction of 8th grade Physics school contents through the study of Kinematics concepts present, e.g., in the students' daily sporting and leisure activities, in order to make these concepts more attractive and motivating to them. The situations have been registered in the schoolyard and gymnasium by the students themselves using a digital camera. The videoclips were then analyzed using an image analysis software (Tracker) in the school's computer laboratory ...
This work proposes an alternative introduction of 8th grade Physics school contents through the study of Kinematics concepts present, e.g., in the students' daily sporting and leisure activities, in order to make these concepts more attractive and motivating to them. The situations have been registered in the schoolyard and gymnasium by the students themselves using a digital camera. The videoclips were then analyzed using an image analysis software (Tracker) in the school's computer laboratory. The subjects on the videoclips were selected among students' suggestions and assisted by the Science class teacher together with the author. The proposal has been carried out in Colégio São José, of Caxias do Sul, RS, with five different groups of 8th graders during Science classes, from September to November of 2008, these activities being alternated with regular classes. All material developed and used in the proposal was made available, during its application, on the School's Webpage. The planning and execution of this proposal are oriented along the social interaction theory of Lev Vygotsky. This choice is mainly motivated by the goal of promoting collaborative students work, intermediated by the teachers, providing and stimulating the taste for learning. The students evaluated the work by its conclusion through an opinion questionnaire. According to the students' answers to the questionnaire, when their daily activities were introduced in the Physics classes making use of available technology through electronic and computer devices, the Physics learning was rendered more interesting and motivating. The instructional material produced during the project application together with an information guide orienting other 8th grade Science teachers on its application will be published in the series “Hipermídias de Apoio ao Professor de Física”, where aims and methodology will also be described. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Física. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física.
Coleções
-
Multidisciplinar (2563)Ensino de Física (205)
Este item está licenciado na Creative Commons License