Análise numérica da válvula atmosférica - Projeto Aeromóvel
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Data
2008Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
No atual Aeromóvel, a válvula atmosférica se configura em quatro posições apenas: totalmente aberta, 2/3 aberta, 1/3 aberta ou totalmente fechada. Tendo em vista o aperfeiçoamento do sistema de controle do Aeromóvel, busca-se um comportamento contínuo de suas pás, substitutivo ao atual esquema. Para isso, se faz necessário o conhecimento das propriedades do escoamento do ar através da válvula, em seus diferentes ângulos de rotação. Com uma abordagem numérica, analizou-se a perda de pressão na v ...
No atual Aeromóvel, a válvula atmosférica se configura em quatro posições apenas: totalmente aberta, 2/3 aberta, 1/3 aberta ou totalmente fechada. Tendo em vista o aperfeiçoamento do sistema de controle do Aeromóvel, busca-se um comportamento contínuo de suas pás, substitutivo ao atual esquema. Para isso, se faz necessário o conhecimento das propriedades do escoamento do ar através da válvula, em seus diferentes ângulos de rotação. Com uma abordagem numérica, analizou-se a perda de pressão na válvula para diferentes vazões prescritas. A perda se mostrou fortemente influenciada pelo ângulo de abertura das pás e tornou-se considerável após um determinado ângulo crítico. Foi estudado, da mesma forma, o coeficiente de perda K, que se mostrou compatível com os dados obtidos na literatura. A válvula atmosférica apresentou um comportamento singular para ângulos próximos à total abertura, causando uma redução da perda de pressão. Verificou-se, após modificações geométricas, que esse comportamento é devido à forma de suas pás. ...
Abstract
In the present Aeromovel, the parallel blade damper operates in four positions only: totally opened, 2/3 opened, 1/3 opened and totally closed. Relating to the improvement of Aeromovel control system, a continuing behavior is desirable as a substitutive for the nowadays scheme. To achieve that, it is necessary the knowledge of the air flow properties throw out the damper, in its different rotation angles. By means of a numerical calculating method, it was analyzed the pressure loss of the dampe ...
In the present Aeromovel, the parallel blade damper operates in four positions only: totally opened, 2/3 opened, 1/3 opened and totally closed. Relating to the improvement of Aeromovel control system, a continuing behavior is desirable as a substitutive for the nowadays scheme. To achieve that, it is necessary the knowledge of the air flow properties throw out the damper, in its different rotation angles. By means of a numerical calculating method, it was analyzed the pressure loss of the damper to different prescribed flows. The loss got strongly influenced by the blades opening angle and became considerable after a determined critical angle. In the same way, the loss coefficient K was studied, which showed suitable with data gotten in the literature. The parallel blade damper had a singular behavior to angles nearby to the total opening, causing a pressure loss reduction. After geometric modifications, it was verified this behavior is due to the shape of the blades. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Coleções
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TCC Engenharias (5882)
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