Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorNetto, Daianept_BR
dc.contributor.authorCandido, João Ernesto Pelissaript_BR
dc.contributor.authorHoffmann, Marilisa Bialvopt_BR
dc.contributor.authorSchultz, Glaucopt_BR
dc.date.accessioned2024-11-26T06:56:39Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn2525-4863pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281483pt_BR
dc.description.abstractNo Rio Grande do Sul (RS), a partir do ano de 2010, as Escolas Família Agrícola (EFAs)têm passado por um processo de expansão. O estado conta com quatro escolas nesse formato, vinculadas aos preceitos da Educação do Campoe da Pedagogia da Alternância. O objetivo deste trabalho consiste em descrever a trajetória histórica da Educação do Campo, da Pedagogia da Alternância e da legislação competente no RS. Além disso, pretende-seavaliar a sua influência no processo de ampliação e organização dasEFAs. A pesquisa foi realizada em duas etapas: o estudo exploratório e a pesquisa de campo. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com os coordenadores pedagógicos e monitores das EFAs. Os resultados demonstram que experiências bem-sucedidas com a Pedagogia da Alternância estão diretamente ligadas àparticipação da comunidade e dos movimentos sociais do campo. Foi possível compreender que no RS a legislação específica também beneficiou o processo de ampliação do número deEFAspor meiode ações conjuntas com o Comitê Estadual de Educação do Campo.pt_BR
dc.description.abstractIn Rio Grande do Sul (RS), since 2010, the Agricultural Family Schools (EFA) have been undergoing an expansion process. There are four schools in thissettingsat the state, linked to the precepts of Rural Education and the Alternancy Pedagogy. The objective of this work is to describe the historical trajectory of Rural Education, the Alternancy Pedagogy and the relevant legislation in RS. Furthermore, it intends to evaluate its influence in the process of expansion and organization of EFA. The research was carried out in two stages: the exploratory study and the field research. Datacollection was carried out through semi-structured interviews with the EFA’s pedagogical coordinators and monitors. The results demonstrate that successful experiences with the Alternancy Pedagogy are directly related to the participation of the communityand rural social movements. It was possible to understand that in RS the specific legislation also benefited the process of increasingthe number of EFA through joint actions with the State Committee for Rural Education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação do Campo. Tocantinópolis, TO. Vol. 9 (2024), e16739, p. 1-24pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRural educationen
dc.subjectEscola ruralpt_BR
dc.subjectMonitorsen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectAlternancy pedagogyen
dc.titleA construção histórica das práticas escolares das escolas Família Agrícola do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.title.alternativeThe historical construction of school practices of Agricultural Family schools in Rio Grande do Sul en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001210142pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem