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dc.contributor.advisorMosquera, Juan José Mourinopt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Italia Maria Falceta dapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-23T06:53:30Zpt_BR
dc.date.issued1989pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281450pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi verificar se o oferecimento de atividades para pensar, no enfoque de Louis Raths e seus colaboradores, seria capaz de melhorar o nÍvel de desempenho de alunos da primeira série do 1º grau de urna escola da rede pÚblica estadual da cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul. A amostra se compos de vinte e oito sujeitos, sendo quatorze do grupo experimental e quatorze do grupo de controle, avaliados através dos testes ABC, de Lourenço Filho, e INV - Forma C, de Pierre Weil. O experimento desenvolveu-se durante um semestre letivo, perfazendo um total de vinte e oito encontros bissemanais. Os resultados manifestaram que foi detectada diferença estatisticamente significativa, em nível inferior a 0,01, entre os resultados obtidos no pós-teste do grupo de controle, o que indica ter sido constatada a influência da variável independente "ATIVIDADES PARA PENSAR" sobre o grupo Experimental. Ficou evidente que o tratamento oferecido e eficiente para provocar mudanças de comportamento.pt_BR
dc.description.abstractEl objetivo de este estudio fue verificar si la oferta de actividades para pensar, en el enfoque de Louis Raths y sus colaboradores, sería capaz de mejorar el nivel de desempeno de los alumnos de primer grado de uma escuela primaria pública, en la ciudad de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul. Brasil. La muestra estaba compuesta por vientiocho alumnos, siendo catorce del grupo Experimental y catorce del grupo de Control, evaloados por rnedio de las pruebas "ABC'', de Lourenço Filho, e "INV-Forrna C", de Pierre Weil. La experiencia se desarrolló en encuentros bisemanales durante un semestre lectivo, con un total de veintiocho. Los resultados demonstraron que fue detectada una diferencia estadísticamente significativa, inferior a 0,01, entre los resultados obtenidos en el postest del grupo de Control, lo que indica haber sido constatada la influencia de la variable independiente ''ACTIVIDADES PARA PENSAR" sobre el grupo Experimental. Quedo evidente que el tratamiento ofrecido es eficiente para provocar mudanzas de comportarmiento.es
dc.description.abstractThe objective of this study has been to verify if the availability of activities to think, according to Louis Raths and his collaborators, would enabla first-graders, from a public school in Porto Alegre, R.S., to heighten the level of their performance. The sample has been made up of 28 (twenty-eight ) students - 14 in the e xperimental group and 14 in the control group, being both groups evaluated through ABC tests of Lourenço Filho and INV-Forum C of Pierre Weil. The experiment has been conducted during a school semester, totalizing 28 bi-monthly meetings. The The results have shown that a statistically significant difference has been detected at a level lower than 0.01, among the results obtained by a post-test applied to the control group, what indicates the influence of the independent variable "Activities to think" upon the experimental group. It has thus become evident that the teatment offered is efficient in bringing about changes in behavior.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleRelação entre o desenvolvimento de habilidades de pensamento e o nível de desempenho apresentado por dois grupos de alunos da 1ª. série de primeiro grau de uma escola pública estadual em atividades da biblioteca escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000013823pt_BR
dc.degree.grantorPontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.programCurso de Mestrado em Educação e Ensinopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1989pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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