A analítica da escrita para identificação de indicadores de qualidade textual
dc.contributor.author | Meira, Ricardo Radaelli | pt_BR |
dc.contributor.author | Weiand, Augusto | pt_BR |
dc.contributor.author | Reategui, Eliseo Berni | pt_BR |
dc.contributor.author | Bigolin, Marcio | pt_BR |
dc.contributor.author | Motz, Regina | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-22T06:56:02Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/281418 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo discute a importância da escrita para a expressão e comunicação, enfocando seu papel no desenvolvimento escolar e social dos estudantes em todas as fases educacionais. A utilização da analítica de aprendizagem, impulsionada pelo progresso tecnológico, oferece uma oportunidade para compreender e enfrentar desafios na aprendizagem da escrita de maneira mais eficaz. O estudo apresentado discute o avanço da analítica de aprendizagem, destacando o surgimento da analítica da escrita como um campo especializado. Os dados da pesquisa foram coletados de trabalhos de alunos universitários e analisados por meio de métricas do NILC-Metrix, revelando uma correlação significativa entre a maioria das métricas e os conceitos atribuídos aos trabalhos. O estudo contribui para a compreensão de indicadores que podem estar relacionados à qualidade textual e enfatiza o interesse em explorar possibilidades de orientação de práticas pedagógicas com base nesses indicadores. | pt_BR |
dc.description.abstract | The article discusses the importance of writing for expression and communication, emphasizing its role in the academic and social development of students at all educational stages. The use of learning analytics, driven by technological advancements, provides an opportunity to understand and address challenges in writing instruction more effectively. The presented study discusses the advancement of learning analytics, high lighting the emergence of writing analytics as aspecialized field. Research data were collected from university students' works and analyzed using metrics from NILC-Metrix, revealing a significant correlation between most metrics and the assigned grades. The study contributes to the understanding of indicators that may be related to textual quality and emphasizes the interest in exploring possibilities for guiding pedagogical practices based on these indicators. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, RS. Vol. 21, n. 2 (dez. 2023), p. 342-351 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Learning analytics | en |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Writing instruction | en |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Writing analytics | en |
dc.title | A analítica da escrita para identificação de indicadores de qualidade textual | pt_BR |
dc.title.alternative | Writing analytics for identifying indicators of textual quality | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001209507 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40361)Ciências Humanas (6937)