"Rock Gaúcho" : uma etnografia musical entre o Rio Grande do Sul e o Rio da Prata
Fecha
2024Autor
Tutor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
Esta pesquisa é um estudo etnográfico que visa investigar as dinâmicas do rock gaúcho, portanto, também brasileiro e suas interações com o rock argentino em termos de configurações (trans)locais identitárias e de mercado musical. Em primeiro lugar, pretende-se explorar a identidade e a evolução do rock em Porto Alegre, desde suas origens até a década de 1990, destacando a pluralidade de sons e influências que marcaram o período de 1999 a 2007. A seguir, propõe-se analisar também o desenvolvimen ...
Esta pesquisa é um estudo etnográfico que visa investigar as dinâmicas do rock gaúcho, portanto, também brasileiro e suas interações com o rock argentino em termos de configurações (trans)locais identitárias e de mercado musical. Em primeiro lugar, pretende-se explorar a identidade e a evolução do rock em Porto Alegre, desde suas origens até a década de 1990, destacando a pluralidade de sons e influências que marcaram o período de 1999 a 2007. A seguir, propõe-se analisar também o desenvolvimento do rock na Argentina, desde a transição do tango ao rock, com ênfase no surgimento do gênero em Buenos Aires. A pesquisa busca, intencionalmente, investigar as possíveis aproximações e distanciamentos entre o rock argentino, o rock brasileiro e o rock gaúcho, comparando as bandas Engenheiros do Hawaii e Divididos. Pretende-se discutir as interações nacionais entre Argentina e Brasil (RJ e RS), focando nas bandas Paralamas do Sucesso, Charly Garcia, Fito Páez e Nenhum de Nós. Por fim, propõe-se examinar as configurações (trans)locais identitárias e de mercado musical no Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai, analisando eventos como o Festival Quilmes Rock, na Argentina, e o Planeta Atlântida, no Brasil, bem como a intersecção e os contrastes entre esses festivais. Além disso, a diversidade de gênero e étnico-racial na região e as configurações das cenas e mercados musicais (trans)locais. Finalmente, apresento as conclusões do estudo, ressaltando as contribuições para a compreensão das relações e influências mútuas entre o rock gaúcho, argentino e brasileiro, bem como suas implicações culturais e mercadológicas. ...
Resumen
Esta investigación es un estudio etnográfico que tiene como objetivo investigar las dinámicas del rock gaúcho, por lo tanto, también brasileño, y sus interacciones con el rock argentino en términos de configuraciones (trans)locales identitarias y de mercado musical. En primer lugar, se pretende explorar la identidad y la evolución del rock en Porto Alegre, desde sus orígenes hasta la década de 1990, destacando la pluralidad de sonidos e influencias que marcaron el período de 1999 a 2007. A cont ...
Esta investigación es un estudio etnográfico que tiene como objetivo investigar las dinámicas del rock gaúcho, por lo tanto, también brasileño, y sus interacciones con el rock argentino en términos de configuraciones (trans)locales identitarias y de mercado musical. En primer lugar, se pretende explorar la identidad y la evolución del rock en Porto Alegre, desde sus orígenes hasta la década de 1990, destacando la pluralidad de sonidos e influencias que marcaron el período de 1999 a 2007. A continuación, se propone analizar también el desarrollo del rock en Argentina, desde la transición del tango al rock, con énfasis en el surgimiento del género en Buenos Aires. La investigación busca, intencionalmente, investigar las posibles aproximaciones y distanciamientos entre el rock argentino, el rock brasileño y el rock gaúcho, comparando las bandas Engenheiros do Hawaii y Divididos. Se pretende discutir las interacciones nacionales entre Argentina y Brasil (RJ y RS), enfocándose en las bandas Paralamas do Sucesso, Charly García, Fito Páez y Nenhum de Nós. Finalmente, se propone examinar las configuraciones (trans)locales identitarias y de mercado musical en Rio Grande do Sul, Argentina y Uruguay, analizando eventos como el Festival Quilmes Rock en Argentina y el Planeta Atlântida en Brasil, así como la intersección y los contrastes entre estos festivales. Además, la diversidad de género y étnico-racial en la región y las configuraciones de las escenas y mercados musicales (trans)locales. Finalmente, presento las conclusiones del estudio, resaltando las contribuciones para la comprensión de las relaciones e influencias mutuas entre el rock gaúcho, argentino y brasileño, así como sus implicaciones culturales y de mercado. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Colecciones
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Lingüística, Letras y Artes (2880)Música (416)
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