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dc.contributor.authorSchoffen, Juliana Roquelept_BR
dc.contributor.authorDivino, Luiza Sarmentopt_BR
dc.date.accessioned2024-11-22T06:55:42Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn0101-3335pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281395pt_BR
dc.description.abstractEste artigo explora a aplicação didática da Linguística de Corpus (LC) e suas implicações na formação de professores de Português como Língua Adicional (PLA) por meio da análise de textos escritos por examinandos do Ce-lpe-Bras. O Celpe-Bras avalia o uso da língua portuguesa exigindo a produção de textos de diferentes gêneros que estabeleçam diferentes relações de inter-locução (Brasil, 2020; Schoffen, 2021). Nossa abordagem teórica é fundamentada em estudos de Berber Sardinha (2000), Viana (2008), Biber (2009) e Granger (2009) para conceitualizar pressupostos da LC, bem como em Callies e Götz (2015), Wisniewski (2019), Gablasova (2020) e Cushing (2022), contextualizando estudos sobre ensino, aprendizagem e avaliação no cenário da LC. Além disso, consideramos o conceito de gênero do discurso de Bakhtin (2003) e definições de proficiência e avaliação de Weigle (2002), Schlatter et al. (2009), Scaramucci (2012), Schoffen et al. (2018), Brasil (2020) e Schoffen (2021). Utilizamos a meto-dologia baseada em corpus (Biber, 2009) para analisar o uso de recursos lexicais em textos avaliados com notas 2 (Intermediário) e 5 (Avançado Superior) na Tarefa IV da edição 2015-2 do Celpe-Bras. As análises revelaram diferenças e semelhanças no uso de recursos lexicais relacionados à construção do gênero e à relação de interlocução. Esses recursos linguísticos foram mais frequentes e apropriados em textos de níveis mais avançados. Este estudo oferece aos professores uma compreensão mais profunda das características dos níveis de proficiência avaliados pelo Celpe-Bras e pode informar o desenvolvimento de materiais didáticos mais eficazes, aprimorando a preparação de estudantes (Nagasawa, 2018). Os resultados contribuem para um melhor conhecimento do exame e para a formação de professores capacitados para utilizar estudos de corpus em seu planejamento pedagógico, uma vez que esses estudos indicam aspectos linguísticos que podem levar a uma melhor adequação (con)textual.pt_BR
dc.description.abstractThis article explores the didactic application of Corpus Linguistics (CL) and its implications for the training of Portuguese as an Additional Lan-guage (PAL) teachers through the analysis of texts written by Celpe-Bras examinees. Celpe-Bras assesses the use of the Portuguese language by requiring the production of texts of different genres that establish different interlocutory relationships (Brasil, 2020; Schoffen, 2021). Our theoretical approach is based on studies by Berber Sardinha (2000), Viana (2008), Biber (2009) and Granger (2009) to conceptualize LC assumptions, as well as Callies andGötz (2015), Wisniewski (2019), Gablasova (2020), and Cushing (2022), contextualizing studies on teaching, learning and assessment in the CL scenario. In addition, we considered Bakhtin’s (2003) concept of discourse genre and definitions of proficiency and assessment from Weigle (2002), Schlatter et al. (2009), Scaramucci (2012), Schoffen et al. (2018), Brasil (2020) and Schoffen (2021). We used corpus-based methodology (Biber, 2009) to analyze the use of lexical resources in texts assessed with grades 2 (Intermediate) and 5 (Upper Advanced) in task 4 of the 2015-2 edition of Celpe-Bras. The analysis revealed differences and similarities in the use of lexical resources related to the construction of genre and interlocutory relationships. These linguistic resources were more frequent and appropriate in texts at more advanced levels. This study provides teachers with a deeper understanding of the characteristics of the proficiency levels assessed by Celpe-Bras and can inform the development of more effective teaching materials, improving student preparation (Nagasawa, 2018). The results contribute to a better understanding of the exam and to training teachers to use corpus studies in their pedagogical planning, since these studies indicate linguistic aspects that can lead to better (con)textual adequacy.en
dc.description.abstractEste artículo explora la aplicación didáctica de la Lingüística de Corpus (LC) y sus implicaciones para la formación de profesores de Portugués como Lengua Adicional (PLA) mediante el análisis de textos escritos por examinandos de Celpe-Bras. Celpe-Bras evalúa el uso de la lengua portuguesa exigiendo la producción de textos de diferentes géneros que es-tablecen distintas relaciones de interlocución (Brasil, 2020; Schoffen, 2021). Nuestro enfoque teórico se basa en los estudios de Berber Sardinha (2000), Viana (2008), Biber (2009) y Granger (2009) para conceptualizar los supuestos de la LC, así como en Callies y Götz (2015), Wisniewski (2019), Gablasova (2020) y Cushing (2022), contextualizando los estudios sobre enseñanza, apren-dizaje y evaluación en el escenario de la LC. Además, consideramos el concepto de género discursivo de Bakhtin (2003) y las definiciones de competencia y evaluación de Weigle (2002), Schlatter et al. (2009), Scaramucci (2012), Schoffen et al. (2018), Brasil (2020) y Schoffen (2021). Utilizamos metodología basada en corpus (Biber, 2009) para analizar el uso de recursos léxicos en textos evaluados con los grados 2 (Interme-dio) y 5 (Avanzado Superior) en la tarea 4 de la edición 2015-2 de Celpe-Bras. Los análisis revelaron diferencias y similitudes en el uso de recursos léxicos relaciona-dos con la construcción del género y la relación de interlocución. Estos recursos linguísticos fueron más frecuentes y apropiados en los textos de niveles más avanzados. Este estudio proporciona a los profesores una comprensión más profunda de las características de los niveles de competencia evaluados por Celpe--Bras y puede informar el desarrollo de materiales didácticos más eficaces, mejorando la preparación de los estudiantes (Nagasawa, 2018). Los resultados contribuyen a una mejor comprensión del examen y a la formación de profesores capaces de utilizar es-tudios de corpus en su planificación pedagógica, ya que estos estudios indican aspectos linguísticos que pueden conducir a una mejor adecuación (con)textual.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofLetras de hoje. Porto Alegre, RS. Vol. 58, n. 1 (jan./dez. 2023), e-44904, p. [1]-14pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLingüística de corpuspt_BR
dc.subjectCelpe-Bras examen
dc.subjectExame Celpe-Braspt_BR
dc.subjectCorpus linguisticsen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectExamen Celpe-Brases
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectLíngua adicionalpt_BR
dc.subjectFormación de profesoreses
dc.titleContribuição da Linguística de Corpus para a formação de professores de PLA : sugestões a partir da descrição dos níveis de proficiência avaliados em uma tarefa da parte escrita do Celpe-Braspt_BR
dc.title.alternativeContributions of Corpus Linguistics to Portuguese as an Additional Language (PAL) teachers training : recommendations based on the description of proficiency levels assessed in a written task of Celpe-Brasen
dc.title.alternativeContribución de la Lingüística de Corpus a la formación de profesores de PLA : sugerencias a partir de la descripción de los niveles de competencia evaluados en una tarea de la parte escrita del Celpe-Brases
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001209680pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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