A resistência feminina na casa dos estudantes do Império e seu legado na contemporaneidade
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta tese tem como objetivo apresentar um trabalho de análise histórico-literária da resistência feminina na Casa dos Estudantes do Império. Para que este estudo seja possível, traz uma contextualização histórica do período colonial de Portugal, partindo do início da formação do Estado Novo e, posteriormente, apresenta uma análise da obra poética das poetas Alda Espírito Santo, Alda Lara, Noémia de Sousa, Lília da Fonseca e Manuela Margarido. Em seguida o trabalho analisa a obra poética de outr ...
Esta tese tem como objetivo apresentar um trabalho de análise histórico-literária da resistência feminina na Casa dos Estudantes do Império. Para que este estudo seja possível, traz uma contextualização histórica do período colonial de Portugal, partindo do início da formação do Estado Novo e, posteriormente, apresenta uma análise da obra poética das poetas Alda Espírito Santo, Alda Lara, Noémia de Sousa, Lília da Fonseca e Manuela Margarido. Em seguida o trabalho analisa a obra poética de outras cinco poetas contemporâneas que, com seus versos, refletem o legado deixado por suas antecessoras que frequentaram a Casa dos Estudantes do Império e tiveram seus poemas publicados no Boletim Mensagem da CEI ou em antologias daquela época. As contemporâneas são Conceição Lima, Ana Paula Tavares, Vera Duarte, Maria Alexandre Dáskalos e Tânia Tomé. A convocação, a ressignificação, a conscientização e a missão de ser porta voz, são características marcantes na poesia aqui estudada. A fundamentação teórica está baseada nos estudos de Inocência Mata, Laura Cavalcante Padilha, Gaston Bachelard, Maurice Hallbwachs e Paul Ricouer. A presença feminina e o compromisso assumido e firmado pelas poetas, tanto as que estiveram na CEI quanto as contemporâneas, traz um entendimento da potencial importância da presença feminia na formação e na ressignificação da identidade africana, principalmente, na África de língua portuguesa. Nos diferentes poemas onde se encontra a representação feminina é possível encontrar o uso da memória e do espaço natal do sujeito poético que trazem, além do intimismo, o compromisso político e social com seu povo. As poetas estudadas assumem o papel de porta-voz de seu povo e carregam, em suas poesias, o compromisso de, mesmo em épocas diferentes, estarem na linha de frente quando alertam o povo e acordam as "consciências adormecidas". O trabalho, portanto, traz em suas análises e em sua contextualização histórica, uma pesquisa que demonstra a importância do papel da Literatura como instrumento de conscientização política e social. Traz também, por meio da observância do legado seguido pelas poetas da contemporaneidade, o sentimento de sentinela vigilante que sua poesia propõe, mantendo, até os dias atuais, a resistência feminina no continente africano e na diáspora, mas, em especial, nos países africanos de língua portuguesa, ex-colônias de Portugal. ...
Abstract
This thesis aims to present a work of historical-literary analysis of female resistance in the Casa dos Estudantes do Império. To make this study possible, it brings a historical contextualization of the colonial period of Portugal, starting from the beginning of the formation of the Estado Novo and, subsequently, presents an analysis of the poetic work of the poets Alda Espírito Santo, Alda Lara, Noémia de Sousa, Lília da Fonseca and Manuela Margarido. The work then analyzes the poetic work of ...
This thesis aims to present a work of historical-literary analysis of female resistance in the Casa dos Estudantes do Império. To make this study possible, it brings a historical contextualization of the colonial period of Portugal, starting from the beginning of the formation of the Estado Novo and, subsequently, presents an analysis of the poetic work of the poets Alda Espírito Santo, Alda Lara, Noémia de Sousa, Lília da Fonseca and Manuela Margarido. The work then analyzes the poetic work of five other contemporary poets who, with their verses, reflect the legacy left by their predecessors who attended the Casa dos Estudantes do Império and had their poems published in the Boletim Mensagem of the CEI or in anthologies of that time. The contemporaries are Conceição Lima, Ana Paula Tavares, Vera Duarte, Maria Alexandre Dáskalos and Tânia Tomé. The call, the resignification, the awareness and the mission to be a spokesperson are striking characteristics in scientific poetry here. The theoretical foundation is based on studies by Inocência Mata, Laura Cavalcante Padilha, Gaston Bachelard, Maurice Hallbwachs and Paul Ricouer. The female presence and the commitment reinforced and established by the poets, both those who served in the CIS and their contemporaries, bring an understanding of the potential importance of the female presence in the foaming and resignification of African identity, mainly in Portuguese-speaking Africa. In the different poems where female representation is found, it is possible to find the use of memory and the native space of the poetic subject, which brings, in addition to intimacy, political and social commitment to its people. Student poets assume the role of spokesperson for their people and carry, in their poetry, the commitment of, even in different times, being on the front line, when they alert the people and wake up as "sleeping consciences". The work, therefore, brings its analyzes and in its historical context, a research that demonstrates the importance of the role of Literature as an instrument of political and social awareness. It also brings, through the observance of the legacy followed by contemporary poets, the feeling of a vigilant sentinel that their poetry proposes, maintaining, to this day, female resistance on the African continent and in the diapor, but, especially, in African countries Portuguese-speaking, former colonies of Portugal. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2877)Letras (1771)
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