Mostrar el registro sencillo del ítem
Coengendramento entre cognição e emoção em um jogo móvel locativo
dc.contributor.author | Kroeff, Renata Fischer da Silveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Maraschin, Cleci | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-14T06:55:20Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-7182 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/281133 | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo aborda processos cognitivos e emocionais em espaços híbridos físicos-digitais. Descreve como a experiência emocional, os processos cognitivos e o acoplamento à tecnologia exercem uma função importante para a produção de narrativas relativas às práticas de jogo. Como base empírica, realizaram-se oficinas nas quais os participantes exploraram um jogo digital baseado em localização. Como indicadores de análise, observou-se a emergência de dois níveis de produção de sentido nas narrativas: um relacionado às descrições da programação e outro relacionado à performance do jogador - sua forma de estar presente e de agir no contexto. Argumenta-se que as performances de jogo constituem narrativas que nos permitem observar formas singulares de experimentação do espaço. Tais formas são tributárias do emocionar e do tensionamento, reconfiguração e manutenção do acoplamento estrutural que um sujeito-jogador estabelece com seu mundo-contextode jogo. | pt_BR |
dc.description.abstract | El estudio aborda procesos cognitivos y emocionales en espacios híbridos físicos y digitales. Describe cómo la experiencia emocional, los procesos cognitivosy el acoplamiento a la tecnología desempeñan una función importante para la producción de narrativas relativas a las prácticas de juego. Como base empírica, se realizaron talleres en los que los participantes exploraron un juego digital basado en localización. Como indicadores de análisis, se observó la emergencia de dos niveles de producción de sentido en las narrativas: uno relacionado a las descripciones de la programación y otro relacionado a la performance del jugador -su forma de estar presente y de actuaren el contexto. Se argumenta que las actuaciones de juego constituyen narrativas que nos permiten observar formas singulares de experimentación del espacio.Tales formas son tributarias del emocionar y del tensado, reconfiguración y mantenimiento del acoplamiento estructural que un sujeto-jugador establece con su mundo-contexto de juego. | es |
dc.description.abstract | This study addresses cognitive and emotional processes in hybrid physical-digital spaces. It describes how emotional experience, cognitive processes, and coupling with technology play an important role in the production of narratives relating to gaming practices. As an empirical basis, workshops were held in which participants explored a digital game based on location. As indicators of analysis we observed the emergence of two levels of meaning production in the narratives: one related to the descriptions of the programming and another related to the performance of the player - his/her way of being present and of acting in said context. It is argued that game performances constitute narratives that allow us to observe singular forms of experimentation in space. Such forms are dependent to emotion and tension, reconfiguration and maintenance of the structural coupling that a subject-player establishes with his/her game world-context. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Psicologia & sociedade. São Paulo. Vol. 32 (2020), e191144, p. 1-16 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject | Juego locativo | es |
dc.subject | Cognición | es |
dc.subject | Autopoiese | pt_BR |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.subject | Experiencia de juego | es |
dc.subject | Emoción | es |
dc.subject | Estados emocionais | pt_BR |
dc.subject | Location-based game | en |
dc.subject | Cognition | en |
dc.subject | Game experience | en |
dc.subject | Emotion | en |
dc.subject | Autopoiesis | en |
dc.title | Coengendramento entre cognição e emoção em um jogo móvel locativo | pt_BR |
dc.title.alternative | Coengendramiento entre cognición y emoción en un juego móvil locativo | es |
dc.title.alternative | Co-breeding between cognition and emotion in a location-based game | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001209430 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (40281)Ciencias Humanas (6919)