Show simple item record

dc.contributor.advisorCaprara, Bernardo Mattespt_BR
dc.contributor.authorSchultz, Ana Paulapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-13T06:53:08Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281122pt_BR
dc.description.abstractEste estudo de caso analisa a trajetória de construção e implementação do setor de educação no Movimento dos Trabalhadores Sem Teto do Rio Grande do Sul (MTST-RS) em 2023, com o objetivo de compreender a necessidade e o desenvolvimento deste setor no contexto do movimento. A metodologia utilizada incluiu entrevistas semiestruturadas com militantes, observação participante em uma ocupação e análise de documentos do MTST-RS. Os resultados indicam que a criação do setor de educação foi uma resposta às demandas dos ocupantes por atividades educativas para crianças e adolescentes, buscando oferecer um espaço seguro e de desenvolvimento educacional em meio a condições precárias de moradia. A análise revelou que o setor de educação do MTST-RS é fundamentado na “pedagogia sem-teto”, integrando educação com ação social e reflexão crítica, inspirado em pensadores como Paulo Freire e bell hooks. As práticas pedagógicas são voltadas para atividades lúdicas que envolvem arte e abordam de forma transversal a luta pela moradia, o direito à cidade e a dignidade. Conclui-se que o setor de educação é essencial para o MTST-RS, não apenas proporcionando apoio educacional, mas também fortalecendo a comunidade e a luta por direitos sociais. O estudo de caso também destaca a relevância da pedagogia do cotidiano, que aborda as necessidades imediatas e as emergências dos ocupantes, e a articulação do setor de educação com outros setores do movimento, como arte e cultura, comunicação e infraestrutura.pt_BR
dc.description.abstractThis case study analyzes the trajectory of construction and implementation of the Education Sector in the Movimento dos Trabalhadores Sem Teto do Rio Grande do Sul (MTST-RS) in 2023. The objective is to understand the need and development of this sector between the context of the movement. The methodology used included semi-structured interviews with militants, participant observation in an occupation, and analysis of MTST-RS documents. The results indicate that the creation of the education sector was a response to the demands of the occupants for educational activities for children and adolescents, seeking to offer a safe space for educational development amidst precarious housing conditions. The analysis revealed that the MTST-RS Education Sector is based on the "pedagogy of occupation" (pedagogia sem-teto), integrating education with social action and critical reflection, inspired by authors such as Paulo Freire and bell hooks. Educational practices are focused on playful activities involving art and transversally address the struggle for housing, the right to the city, and dignity. It is concluded that the Education Sector is essential for the MTST-RS, not only providing educational support but also strengthening the community and the struggle for social rights. The case study also highlights the relevance of quotidian pedagogy, which addresses the immediate needs and emergencies of the occupants, and the articulation of the Education Sector with other sectors of the movement, such as Art and Culture, Communication, and Infrastructure.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMovimento dos Trabalhadores Sem Tetopt_BR
dc.subjectPopular educationen
dc.subjectPedagogy of occupationen
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEducation sectoren
dc.subjectStruggle for housingen
dc.subjectSem-tetopt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectLuta socialpt_BR
dc.subjectMoradiapt_BR
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.titlePara que educação? : análise da construção e implementação do setor de educação no MTST-RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001214789pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record