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dc.contributor.advisorGiumbelli, Emerson Alessandropt_BR
dc.contributor.authorSilva, Rafael Cristaldo dapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-13T06:52:50Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281118pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca investigar a percepção que alunos (e seu professor) de uma turma de ensino médio de uma escola pública tiveram sobre as atividades que a cadeira Religiosidades Contemporâneas – Extensão, ofertada Departamento de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para realizar a pesquisa, tomamos como objeto uma entrevista que realizamos com o professor, um formulário que foi respondido por alguns alunos e as respostas de uma prova que foi feita e aplicada pelo professor da turma. Além disso, através de revisão bibliográfica, o trabalho se detém sobre a formação legislativa do Ensino Religioso e os seus valores para a educação e sobre a presença cotidiana da religião nas escolas e como os alunos negociam com ela. O trabalho mostra que apesar de alguns ajustes necessários, o formato das atividades conseguiu fazer com que os alunos pensassem sobre discriminações, preconceitos e se surpreendessem com coisas que não sabiam. Eles também apontaram que é motivador para o futuro ter a universidade por perto. Por fim, o trabalho argumenta em favor da escolha política de trabalhar a diversidade religiosa na escola.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to investigate the perception that students (and their teacher) from a high school class in a public school had regarding the activities offered by the course "Contemporary Religiosities - Extension," provided by the Department of Anthropology at the Institute of Philosophy and Human Sciences of the Federal University of Rio Grande do Sul. To conduct the research, we focused on the object, consisting of an interview conducted with the teacher, a questionnaire completed by some students, and the responses to an exam administered by the class teacher. Additionally, through a literature review, the work delves into the legislative formation of Religious Education and its educational values, as well as the everyday presence of religion in schools and how students engage with it. The work demonstrates that despite some necessary adjustments, the format of the activities succeeded in prompting students to reflect on discrimination, prejudices, and to be surprised by unfamiliar concepts. They also noted that having the university nearby is motivating for their future endeavors. Finally, the work argues in favor of the political decision to address religious diversity in schools.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino religiosopt_BR
dc.subjectReligious diversityen
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectReligious educationen
dc.subjectDiversidade religiosapt_BR
dc.subjectUniversity extensionen
dc.subjectSchoolen
dc.subjectTransfusão de sanguept_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleExtensão universitária e diversidade religiosa no ensino médio : percepções da escola sobre um projeto da UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001214089pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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