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dc.contributor.advisorTeixeira, Vítor Aquino de Queiroz Davilapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Mariana Ribeiro dept_BR
dc.date.accessioned2024-11-13T06:52:50Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281117pt_BR
dc.description.abstractExiste uma névoa em torno da figura de María Luisa Bombal, que eu a descubro ao iniciar um trabalho de campo em Buenos Aires, a procura do material produzido por essa escritora, originalmente chilena, mas que se fez em muitos países, atrelada essencialmente a três características: feminista, surrealista e erótica. Bombal é reconhecida principalmente por duas novelas (La Última Niebla e La Amortajada) consideradas obra chaves e percursora de um gênero literário que viria a eclodir em potência criativa e popular, o realismo mágico latino-americano. Porém, mesmo inserida no mesmo contexto de outros autores reconhecidos, Bombal não toma o mesmo rumo de seus colegas como Neruda, Borges e Ocampo. Após as publicações de outros contos, escritos na Revista Sur e diversas amizades cultivadas, sua profícua estadia em Buenos Aires é interrompida com um autoexílio da escritora aos Estados Unidos, decorrência de um atentado na qual María Luisa dispara tiros contra seu antigo amante, episódio que é muito mais lembrado do que por suas obras percursoras. O corpo físico de Bombal é enterrado no Chile, um mês antes de complementar sessenta anos, porém, é a partir daquilo que fica que desenvolvo esta pesquisa. Com muita dificuldade de encontrar sua presença em Buenos Aires, me desafio a apreender sua assombração a partir de fragmentos, escândalos e ausência. Incorporando as características reivindicadas pela autora em sua prosa, encontro um erotismo voltado muito mais as coisas que não estão realmente ali e o surrealismo como metodologia na pesquisa, em conjunto com testemunhos e exposições de sua própria vida compõem os próprios enquadramentos teóricos em conjunto com a noção de pessoa distribuída (Gell, 2018). Seguindo dois caminhos da pesquisa, as discussões referentes a trajetória e arte, mas também a produção de imagens oriundas de sua prosa em conjunto da prática fotográfica exercida em campo, que possibilitam a transformação dessa pesquisa, não como uma mera análise da obra de uma escritora tão peculiar, mas da formação de um sistema a partir destes fragmentos espalhados. De forma que, as névoas em torno de Bombal não sejam retiradas e, sim, compreendidas em sua presença difusa e distribuída.pt_BR
dc.description.abstractThere is a mist around the figure of María Luisa Bombal, which I discovered when I began the fieldwork in Buenos Aires, with the search for the material produced by this writer, originally Chilean, but which has made herself in many other countries, essentially linked to three characteristics: feminist, surrealist and erotic. Bombal is recognized mainly for two novels (La Última Niebla and La Amortajada) considered key works and precursors of a literary genre that later would emerge in creative and popular power, Latin American magical realism. However, even inserted in the same context as other recognized authors, Bombal does not take the same path as her colleagues such as Neruda, Borges and Ocampo. After the publication of other short stories, written in Revista Sur and several friendships cultivated, her fruitful stay in Buenos Aires was interrupted with a self-exile of the writer to the United States, because of an attack in which María Luisa fired shots at her former lover, an episode in which she is much more remembered than for her precursor works. Bombal's physical body is buried in Chile, a month before her sixtieth birthday, however, from what remains, I develop this research. With great difficulty in finding her presence in Buenos Aires, I challenge myself to apprehend her haunting from fragments, scandals and absence. Incorporating the characteristics claimed by the author in her prose, I find an eroticism focused much more on things that are not really there and surrealism as a methodology in research, together with testimonies and exhibitions of her own life, compose the theoretical frameworks themselves together with the notion of distributed person (Gell, 2018). Following two paths of research, the discussions regarding trajectory and art, but also the production of images from her prose in conjunction with the photographic practice exercised in the field lead to a transformation of this research, not as a mere analysis of the work of such a peculiar writer, but as the formation of a system from these scattered fragments. So that the mists around Bombal are not removed, but rather understood in its diffuse and distributed presence.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnthropology of arten
dc.subjectBombal, Maria Luisa, 1910-1980pt_BR
dc.subjectAntropologia da artept_BR
dc.subjectSurrealismen
dc.subjectDistributed personen
dc.subjectSurrealismopt_BR
dc.subjectCollageen
dc.titleSecretos pequenos y mágicos : fragmentos de uma vida, um estudo sobre María Luisa Bombalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001214218pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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