Cinema em rede : pirataria, cinefilia e comunidades virtuais de compartilhamento fílmico
View/ Open
Date
2024Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O trabalho elenca questões que nos auxiliam a pensar nos aspectos positivos do compartilhamento informal de filmes e avalia de que forma esta prática possibilita o acesso a obras cinematográficas, bem como sua relação com a história da arte, a democracia cultural e a cibercinefilia. São estudados os conceitos de pirata e pirataria desde o passado até seus usos contemporâneos, atrelando essas noções a temas já amplamente discutidos no campo das artes como autoria, originalidade e cópia. Além dis ...
O trabalho elenca questões que nos auxiliam a pensar nos aspectos positivos do compartilhamento informal de filmes e avalia de que forma esta prática possibilita o acesso a obras cinematográficas, bem como sua relação com a história da arte, a democracia cultural e a cibercinefilia. São estudados os conceitos de pirata e pirataria desde o passado até seus usos contemporâneos, atrelando essas noções a temas já amplamente discutidos no campo das artes como autoria, originalidade e cópia. Além disso, a pirataria é lida como tática de radicalização democrática via redes digitais que se concretiza no ciberespaço como local de emergência de uma cultura participativa e cooperativa. ...
Abstract
The work outlines questions that help us reflect on the the postive aspects of informal film sharing and evaluates how this practice enables access to cinematic works, as well as its relation to art history, cultural democracy and cybercinephilia. The concepts of pirate and piracy are studie from the past to their contemporary uses, linking these notions to themes already widely discussed in the disciplina of arts such as authorship, originality and copying. Additionally, piracy is viewed as a ...
The work outlines questions that help us reflect on the the postive aspects of informal film sharing and evaluates how this practice enables access to cinematic works, as well as its relation to art history, cultural democracy and cybercinephilia. The concepts of pirate and piracy are studie from the past to their contemporary uses, linking these notions to themes already widely discussed in the disciplina of arts such as authorship, originality and copying. Additionally, piracy is viewed as a tactic of democratic radicalization through digital networks, materializing in cyberspace as a space for the emergence of a participatory and cooperative culture. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de História da Arte: Bacharelado.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License