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dc.contributor.advisorOliveira, Rejane Pivetta dept_BR
dc.contributor.authorMachado, Ramiropt_BR
dc.date.accessioned2024-11-13T06:52:16Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281096pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo realizar uma investigação criativa da narrativa de Grande sertão: veredas, buscando reconstituir elementos musicais e poéticos da linguagem de seu tecido discursivo, no interior de uma canção. O trabalho parte das impressões acerca da sonoridade da escritura de João Guimarães Rosa, e da perspectiva teórica acerca das relações entre música e literatura em sua obra. Considerando o pressuposto de que o ritmo, como parte da função poética do texto, constitui o mecanismo pelo qual se movimentam as diferentes camadas de sentido do que conta Riobaldo ao seu interlocutor, foi escrita uma canção no intuito de que a mesma fosse uma tradução musical que partilhasse desse mesmo mecanismo, ainda atrelado ao funcionamento típico das canções. Para tal, o processo criativo contou com procedimentos como a identificação de elementos constituintes da musicalidade da narrativa, a seleção de passagens conectadas por uma temática específica, e a adaptação e criação de versos e motivos melódicos conexos à oralidade do texto. Os resultados do processo criativo e da pesquisa bibliográfica mostram que a canção intitulada O medo da gente guarda em si relações com o Grande sertão nas dimensões do ritmo, da melodia, da harmonia e da palavra.pt_BR
dc.description.abstractLa présente étude vise à mener une investigation créative sur le récit de Grande sertão: veredas, en cherchant à reconstituer des éléments musicaux et poétiques du langage de son tissu discursif, au sein d'une chanson. Le travail naît des impressions sur le son de l'écriture de João Guimarães Rosa et d’une perspective théorique sur les relations entre musique et littérature dans son oeuvre. Partant de l'hypothèse que le rythme, en tant qu'élément de la fonction poétique du texte, constitue le mécanisme par lequel se déplacent les différentes couches de sens de ce que Riobaldo raconte à son interlocuteur, une chanson a été écrite avec l'intention d'être une traduction musicale partageant ce même mécanisme, toujours lié au fonctionnement typique des chansons. À cette fin, le processus créatif a compris des procédures telles que l'identification des éléments qui constituent la musicalité du récit, la sélection de passages reliés par un thème spécifique, ainsi que l'adaptation et la création de vers et de motifs mélodiques liés à l'oralité du texte. Les résultats du processus créatif et de la recherche bibliographique montrent que la chanson intitulée O medo da gente a des relations avec la Grande sertão dans les dimensions du rythme, de la mélodie, de l'harmonie et des paroles.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRosa, João Guimarães, 1908-1967. Grande sertão: veredaspt_BR
dc.subjectChansonfr
dc.subjectRythmeen
dc.subjectAnálise literáriapt_BR
dc.subjectMusicalidadept_BR
dc.subjectSonfr
dc.subjectSensfr
dc.subjectCançãopt_BR
dc.subjectRitmopt_BR
dc.subjectSompt_BR
dc.subjectSentidopt_BR
dc.titleCanções no Grande sertão : uma exploração criativa do tecido discursivo de Grande sertão: veredaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Márcia Ivana de Lima ept_BR
dc.identifier.nrb001214111pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Língua Moderna: Francês: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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