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(Des)construindo a cientista : a influência das iniquidades de gênero no desenvolvimento da identidade científica de alunas de um curso de Física
dc.contributor.advisor | Nascimento, Matheus Monteiro | pt_BR |
dc.contributor.author | Gedoz, Laís | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-13T06:52:16Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/281095 | pt_BR |
dc.description.abstract | A literatura nacional sobre questões de gênero possui uma escassez de trabalhos sobre as experiências e a identidade científica das mulheres que atuam no campo da Física. Com o propósito de suprir parte dessa lacuna, este trabalho teve como objetivo compreender a dinâmica entre os níveis individual e estrutural na construção da identidade científica de alunas formadas, evadidas e matriculadas no curso de Bacharelado em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio de mapeamento da distribuição de homens e mulheres em diferentes âmbitos desse Instituto de Física, e identificação de fatores e discursos que impactam no desenvolvimento da identidade científica dessas estudantes. Para atender a esse objetivo, foram realizados quatro estudos. O primeiro estudo, de caráter teórico, buscou mapear o perfil da produção acadêmica sobre questões de gênero no curso de Bacharelado em Física no cenário nacional e internacional. O segundo estudo, também de caráter teórico, consistiu na produção de uma articulação teórica entre a epistemologia feminista de Sandra Harding, o modelo de identidade de Dorothy Holland e colaboradoras(es), o modelo sobre identidade científica de Zahra Hazari e colaboradoras(es), e a abordagem de análise de discurso de James Paul Gee. Esse estudo resultou na produção de um quadro teórico voltado a compreender a dinâmica entre os níveis individual e estrutural, por meio do conceito de identidade científica. Já o terceiro estudo, de caráter quantitativo, teve como objetivo compreender o contexto institucional no qual as alunas se inserem, por meio de um levantamento estatístico da quantidade de homens e mulheres pertencentes à comunidade acadêmica desse instituto em diferentes níveis – diretores, servidores e estudantes de graduação e pós-graduação – no período entre 1953 e 2022. Os resultados apontam que, entre 2016 e 2021, as mulheres que se identificam com o gênero feminino correspondem a 26% da comunidade acadêmica do instituto. A menor porcentagem de mulheres foi observada no doutorado da área de Microeletrônica, 13%, e a maior porcentagem no doutorado da área de Ciências dos Materiais, 51%. O quarto estudo teve como objetivo compreender o desenvolvimento da identidade científica das alunas antes e após ingressarem no curso. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis alunas do curso de Bacharelado em Física: uma aluna matriculada, quatro egressas e uma aluna evadida desse curso. Todas as entrevistadas descrevem um modelo de “aluna(o) ideal” de Física dotada(o) de características diferentes e opostas às que enxergam em si mesmas como alunas. Nossa hipótese é de que essas diferenças impactam negativamente suas identidades científicas. Os resultados indicam que as alunas não se sentem confiantes sobre seus conhecimentos em Física, elas costumam ficar em silêncio durante as aulas, têm receio de tirar dúvidas e cometer erros, e relatam dificuldades em se sentirem pertencentes à comunidade da Física. No estudo, discutimos como a maior presença de homens no curso e a ideia de que é preciso ser brilhante para ser considerado bom e ter sucesso na área impactam de forma negativa as suas identidades. Além disso, abordamos outros fatores que impactam de forma positiva e negativa na identidade científica e experiências das alunas. | pt_BR |
dc.description.abstract | The national literature on gender issues exhibits a scarcity of works on the experiences and scientific identity of women who work in the field of Physics. With the purpose to fil part of this gap, this work aims to understand dynamics between individual and structural levels in the construction of scientific identity of female students who graduated, dropped out and enrolled in the Bachelor’s degree of Physics at Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), through mapping the distribution of men and women across different areas of this Institute of Physics, and identification of factors and discourses that impact the development of these students’ scientific identity. To meet this goal, four studies were carried out. The first study, of a theoretical nature, sought to map the profile of academic production on gender issues in the Bachelor's degree in Physics on the national and international scene. The second study, also theoretical in nature, entailed the production of a theoretical framework integrating Sandra Harding’s feminist epistemology, Dorothy Holland and colleagues’ identity model, Zahra Hazari and colleagues’ model of scientific identity, and James Paul Gee’s discourse discourse analysis. This study resulted in the development of a theoretical framework aimed at understanding the dynamics between individual and structural levels through the concept of scientific identity. The third study, quantitative in nature, aimed to understand the institutional context in which the students are inserted, through a statistical survey of the number of men and women belonging to the academic community of this institute at different levels – directors, employees, and undergraduate and postgraduate students – in the period between 1953 and 2022. The results indicate that female students do not feel confident about their knowledge in Physics, tend to remain silent during classes, and are afraid of asking questions and making mistakes, and they report difficulties in feeling a sense of belonging to the Physics community. In the study, we discuss how the greater presence of men in the course and the idea that one needs to be brilliant to be considered good and successful in the field negatively impact their identities. Additionally, we address other factors that positively and negatively affect the scientific identities and experiences of female students. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Gender issues | en |
dc.subject | Bacharelado | pt_BR |
dc.subject | Bachelor of Physics | en |
dc.subject | Identidade científica | pt_BR |
dc.subject | Science identity | en |
dc.title | (Des)construindo a cientista : a influência das iniquidades de gênero no desenvolvimento da identidade científica de alunas de um curso de Física | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001213989 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Física | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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