Trilhando o sonhar : pensando o ensino de história a partir de uma educação intercultural com ênfase no perspectivismo da cosmologia e cosmovisão Yanomami
dc.contributor.advisor | Pereira, Nilton Mullet | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Héryka da Luz dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-13T06:52:05Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/281092 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso, se dispõe a pensar a aula de história enquanto um agente potencializador de uma educação intercultural que considera a perspectiva do Povo Yanomami e a importância do sonhar como um dos principais fundamentos para a existência desse povo, a fim de responder a seguinte pergunta Como pensar um ensino intercultural nas aulas da disciplina de história, a partir da perspectiva do povo Yanomami como um ato contra colonizador? A partir de uma pesquisa bibliográfica de escritos que consideram a importância de fazer da sala de aula de história, um espaço em que se colocará em prática uma educação inclusiva, afetiva e acolhedora, esse trabalho se constrói. A educação inclusiva se manifesta no sentido de que, a partir do conteúdo, se apresentará perspectivas, narrativas e construções históricas de sujeitos/as invisibilizados/as pela lógica colonizadora presente nos currículos. Afetiva no que tange a participação de todos/as que compõem o espaço educativo e acolhedora quando pensamos a sala de aula enquanto um espaço que considera as múltiplas formas de manifestações e existências que transitam o ensinar/aprender. Com base no livro O desejo dos outros: uma etnografia dos sonhos yanomami de Hanna Cibele Lins Rocha Limulja e em alguns capítulos do livro A Queda do Céu: Palavras de um xamã yanomami, de Davi Kopenawa e Bruce Albert, o trabalho irá traçar aspectos da perspectiva Yanomami que promovem o seu pensar, ser, sentir e estar no mundo. Culminando numa proposta pedagógica que para além de evidenciar perspectiva Yanomami, propõe o questionamento das nossas existências no mundo enquanto pessoas não indígenas, apresentando uma maneira lúdica de se aprender história. Essa combinação se mostrou instigante e potencializadora para se fazer pensar e questionar os processos de ensino/aprendizagem nas aulas de história, para além de contribuir para a execução da lei 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade da temática de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no ensino fundamental e médio. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Educação intercultural | pt_BR |
dc.subject | Indígenas | pt_BR |
dc.subject | Yanomami | pt_BR |
dc.title | Trilhando o sonhar : pensando o ensino de história a partir de uma educação intercultural com ênfase no perspectivismo da cosmologia e cosmovisão Yanomami | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001215334 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | História: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC História (789)