Expectativas de transição para a educação superior entre estudantes de escolas públicas da periferia de Porto Alegre
View/ Open
Date
2024Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho situa-se no campo do estudo de trajetórias de escolarização, debruçando-se sobre o tema dos estudantes em situação de desfavorecimento socioeconômico. Interessa verificar a relação entre expectativas de continuidade de estudos e recursos disponíveis, por meio do capital cultural acumulado e habitus de estudo, de estudantes do Ensino Médio em escolas de regiões periféricas da cidade de Porto Alegre. Focaliza-se estudantes que estejam na fase de finalização do Ensino Médio, visando ...
Este trabalho situa-se no campo do estudo de trajetórias de escolarização, debruçando-se sobre o tema dos estudantes em situação de desfavorecimento socioeconômico. Interessa verificar a relação entre expectativas de continuidade de estudos e recursos disponíveis, por meio do capital cultural acumulado e habitus de estudo, de estudantes do Ensino Médio em escolas de regiões periféricas da cidade de Porto Alegre. Focaliza-se estudantes que estejam na fase de finalização do Ensino Médio, visando suas expectativas de transição para a educação superior. Busca-se descrever e examinar o perfil destes estudantes, suas práticas, inclinações, e expectativas educacionais relativamente ao ingresso na educação superior. Foram exploradas as respostas de questionário aplicado em cinco escolas estaduais de Porto Alegre. O estudo obteve 241 respondentes, dos quais aproximadamente 77% manifestam expectativa positiva quanto à continuidade dos estudos, com alto índice de projeção de ingresso na educação superior. Os resultados mostram contradições entre as baixas taxas de escolaridade parental, baixas taxas de leitura e estudos fora do ambiente escolar e as expectativas declaradas. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License