Os jogos didáticos no ensino de ciências : um estudo foucaultiano dos enunciados no XIV ENPEC
View/ Open
Date
2024Author
Advisor
Co-advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O objetivo deste trabalho é identificar os enunciados evidenciados no XIV ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências) relacionados aos jogos no Ensino de Ciências. Para tanto, foi formulada a questão problema: Que enunciados emergem nos anais do evento XIV ENPEC, sobre os jogos no ensino de Ciências? Além disso, foram definidos objetivos específicos: observar quais enunciados aparecem com mais recorrência nos trabalhos analisados; elaborar exercícios iniciais de problematizaçã ...
O objetivo deste trabalho é identificar os enunciados evidenciados no XIV ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências) relacionados aos jogos no Ensino de Ciências. Para tanto, foi formulada a questão problema: Que enunciados emergem nos anais do evento XIV ENPEC, sobre os jogos no ensino de Ciências? Além disso, foram definidos objetivos específicos: observar quais enunciados aparecem com mais recorrência nos trabalhos analisados; elaborar exercícios iniciais de problematização dos enunciados; refletir sobre os jogos no ensino de Ciências a partir da perspectiva foucaultiana. A análise dos trabalhos foi fundamentada pelo referencial teórico e metodológico de Michel Foucault, trazendo sua perspectiva sobre os enunciados e enunciações que constituem o discurso. Além disso, a pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, qualitativa, de cunho exploratório, por meio da análise de 16 trabalhos publicados nos anais do XIV ENPEC. A análise das enunciações resultou em um enunciado principal que enfatiza a relevância dos jogos no ensino de Ciências, além de três unidades de análise elaboradas: Unidade 1: Verdades estabelecidas por teóricos da Educação; Unidade 2: O jogo para uma boa aula de Ciências; Unidade 3: A constituição do estudante e o que o jogo produz. A partir da análise, o trabalho propôs um exercício inicial de problematização desta verdade que afirma a importância dos jogos no processo de ensino e aprendizagem. ...
Abstract
The objective of this work is to identify the statements highlighted at the XIV ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências) related to games in Science Education. For this purpose, the following research question was formulated: What statements emerge in the annals of the XIV ENPEC event regarding games in Science Education? Additionally, specific objectives were defined: to observe which statements appear most frequently in the analyzed works; to develop initial exercises for ...
The objective of this work is to identify the statements highlighted at the XIV ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências) related to games in Science Education. For this purpose, the following research question was formulated: What statements emerge in the annals of the XIV ENPEC event regarding games in Science Education? Additionally, specific objectives were defined: to observe which statements appear most frequently in the analyzed works; to develop initial exercises for problematizing the statements; to reflect on games in Science Education from a Foucauldian perspective. The analysis of the works was based on the theoretical and methodological framework of Michel Foucault, bringing his perspective on the statements and enunciations that constitute discourse. Moreover, the research is characterized as bibliographic, qualitative, and exploratory, through the analysis of 16 works published in the proceedings of the XIV ENPEC. The analysis of the enunciations resulted in a main statement that emphasizes the relevance of games in Science Education, as well as three elaborated units of analysis: Unit 1: Truths established by Education theorists; Unit 2: The game for a good Science class; Unit 3: The constitution of the student and what the game produces. From the analysis, the work proposed an initial exercise of problematizing this truth that asserts the importance of games in the teaching and learning process. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Curso de Educação do Campo - Litoral Norte: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License