“Um museu para a arte e para a educação” : a criação do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – MARGS e suas primeiras décadas de atuação (1954 – 1987)
View/ Open
Date
2024Author
Advisor
Academic level
Doctorate
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta tese teve o objetivo de analisar um espaço de tempo na história do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) sob o viés da educação. Compreende o contexto histórico da concepção de uma Divisão de Cultura e uma Diretoria de Artes, junto à criação do museu no ano de 1954, em Porto Alegre, bem como a relação com as artes, os museus e a educação no Brasil e no Rio Grande do Sul. Abarca os anos 1954 com o fundador e primeiro diretor Ado Malagoli, até 1987 com Evelyn Berg Ioschpe, ...
Esta tese teve o objetivo de analisar um espaço de tempo na história do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) sob o viés da educação. Compreende o contexto histórico da concepção de uma Divisão de Cultura e uma Diretoria de Artes, junto à criação do museu no ano de 1954, em Porto Alegre, bem como a relação com as artes, os museus e a educação no Brasil e no Rio Grande do Sul. Abarca os anos 1954 com o fundador e primeiro diretor Ado Malagoli, até 1987 com Evelyn Berg Ioschpe, a primeira mulher a ocupar oficialmente o cargo de direção do museu. Pretendeu identificar os sujeitos participantes, com atenção para aqueles menos valorizados na historiografia do museu de modo a dar visibilidade para o trabalho realizado por mulheres. Investigou os aspectos educativos do museu, ao analisar práticas e concepções presentes no recorte temporal estabelecido. A tese orientou-se teoricamente nas contribuições da História da Educação, da História Cultural amalgamadas com a Museologia. Caracterizou-se como uma operação historiográfica (Michel de Certeau, 1982) e metodologicamente assumiu o paradigma indiciário de Carlo Ginzburg (1989) na identificação de pistas no corpus documental disponível composto por relatórios, catálogos, correspondências, matérias da imprensa escrita, entre outros achados. Demonstrou que a criação do MARGS esteve inserida num sistema mais amplo das artes na década de 1950 e que desde suas primeiras ações esteve voltado para a educação da sociedade gaúcha, aspecto reforçado nas gestões seguintes. Além de propor uma narrativa histórica escrita para o MARGS com ênfase na educação, a tese inclui na historiografia dos museus agentes com pouca visibilidade, a exemplo de Christina Helfensteller Balbão e Evelyn Berg Ioschpe. ...
Abstract
This thesis aimed to analyze a period in the history of the Art Museum of Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) from an educational perspective. It encompasses the historical context of the establishment of a Division of Culture and a Directorate of Arts alongside the creation of the museum in 1954 in Porto Alegre, as well as the relationship with the arts, museums, and education in Brazil and Rio Grande do Sul. It covers the years from 1954 with the founder and first director Ado Malagoli, to ...
This thesis aimed to analyze a period in the history of the Art Museum of Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) from an educational perspective. It encompasses the historical context of the establishment of a Division of Culture and a Directorate of Arts alongside the creation of the museum in 1954 in Porto Alegre, as well as the relationship with the arts, museums, and education in Brazil and Rio Grande do Sul. It covers the years from 1954 with the founder and first director Ado Malagoli, to 1987 with Evelyn Berg Ioschpe, the first woman to officially hold the position of director of the museum. The research sought to identify the participating individuals, paying attention to those less valued in the museum's historiography, in order to give visibility to the work carried out by women. It investigated the educational aspects of the museum by analyzing practices and conceptions present within the established timeframe. The thesis was theoretically guided by contributions from the History of Education and Cultural History, amalgamated with Museology. It was characterized as a historiographic operation (Michel de Certeau, 1982) and methodologically adopted Carlo Ginzburg's evidential paradigm (1989) in identifying clues in the available documentary corpus, which included reports, catalogs, correspondence, press articles, among other findings. The study demonstrated that the creation of MARGS was part of a broader art system in the 1950s and that from its inception it was oriented towards the education of the society of Rio Grande do Sul, an aspect reinforced in subsequent administrations. Besides proposing a historical narrative for MARGS with an emphasis on education, the thesis includes in the museum's historiography agents with little visibility, such as Christina Helfensteller Balbão and Evelyn Berg Ioschpe. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Collections
-
Humanities (7479)Education (2504)
This item is licensed under a Creative Commons License