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dc.contributor.authorMelendez, Thiago Troinapt_BR
dc.contributor.authorMeneses, Anelise Ramirespt_BR
dc.contributor.authorEichler, Marcelo Leandropt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, João Pedro Cartierpt_BR
dc.contributor.authorLima, Yuri Ramospt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Jorge Fernando Siqueirapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-07T06:52:32Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn2237-4450pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280939pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho mostraremos um objeto virtual de aprendizagem desenvolvido por um grupo de estudantes do curso técnico em informática integrado ao ensino médio do Instituto Federal Sul-rio-grandense – Campus Bagé. Trata-se de um jogo de lançamento horizontal de projéteis direcionado para o ensino de física, cujo processo de modelagem é descrito e ilustrado visando contemplar as pesquisas iniciais, escolha de layout e interface, detalhes da jogabilidade em dispositivo portátil e os diferenciais do uso dos óculos de realidade virtual. Considerando que um dos propósitos do nosso projeto de pesquisa1 é analisar a viabilidade da produção de jogos digitais pelos alunos da educação profissionalizante, e diante do indicativo de potencial pouco explorado que pode confrontar algumas das principais problemáticas associadas à incorporação das tecnologias móveis na educação básica, os resultados apontam que devemos continuar fomentando o talento dos jovens desenvolvedores da área de informática.pt_BR
dc.description.abstractIn this paper we will show a virtual learning object developed by a group of students of the technical computer course integrated with the high school of the Sul-rio-grandense Federal Institute – Campus Bagé. This is a horizontal projectile launching game aimed at teaching physics, whose modeling process is described and illustrated in order to contemplate the initial research, choice of layout and interface, details of portable gameplay and the differentials of the use of Virtual Reality glasses. Considering that one of the purposes of our research project is to analyze the viability of the production of digital games by students of vocational education, and given the indicative of little explored potential that may confront some of the main problems associated with the incorporation of mobile technologies in basic education, the results indicate that we should continue fostering the talent of young IT developers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEnsino de Ciências e Tecnologia em Revista. Rio Grande do Sul. Vol. 9, n. 3 (Set./Dez. 2019), p. 207-214pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVirtual realityen
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectMobile learningen
dc.subjectAprendizagem móvelpt_BR
dc.subjectProfessional and technological educationen
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.titleLançamento horizontal com realidade virtual : jogo educativo para smartphones desenvolvido por estudantes da educação profissionalpt_BR
dc.title.alternativeHorizontal launch with virtual reality : educational game for smartphones developed by students of professional educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001123147pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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