Comunicação não-violenta e afetividade na educação física na educação infantil
View/ Open
Date
2024Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente estudo tem como objetivo compreender a importância da Comunicação Não-Violenta como ferramenta para favorecer a comunicação, resolução de conflitos e o vínculo afetivo entre professoras e crianças nas aulas de Educação Física na Educação Infantil. Tendo em vista que a afetividade é um fator fundamental para a criança no período da Educação infantil e no seu processo de aprendizagem, reflito sobre como a comunicação efetiva é parte fundamental para solucionar conflitos presentes em au ...
O presente estudo tem como objetivo compreender a importância da Comunicação Não-Violenta como ferramenta para favorecer a comunicação, resolução de conflitos e o vínculo afetivo entre professoras e crianças nas aulas de Educação Física na Educação Infantil. Tendo em vista que a afetividade é um fator fundamental para a criança no período da Educação infantil e no seu processo de aprendizagem, reflito sobre como a comunicação efetiva é parte fundamental para solucionar conflitos presentes em aula. Além disso, desataco que as aulas de Educação Física são uma ótima oportunidade para, através de aulas lúdicas e atrativas, cumprir com seus diversos objetivos, dentre eles, o desenvolvimento físico, motor, psicológico e social das crianças, proporcionando um ambiente para que se desenvolvam de modo integral, com entendimento dos seus sentimentos e emoções, através de reflexões e autonomia. Metodologicamente, trata de uma pesquisa bibliográfica que foi realizada através de pesquisa em repositórios online, juntamente com uma reflexão exploratória e descritiva sobre como o tema da pesquisa foi experenciado pela autora no período de Estágio Docente de Educação Física na Educação Infantil. Para obtenção de informações foram utilizados os seguintes procedimentos: Diário de Campo, Observação Participante e Narrativa Docente. Como principais conclusões destaco o quanto a afetividade, a comunicação e a rotina podem impactar diretamente nas atitudes de crianças na Educação Infantil e em como a Comunicação Não-Violenta pode ser útil para o manejo de conflitos presentes em sala de aula, principalmente nas aulas de Educação Física, pois podemos incluir reflexão e diálogo em momentos agradáveis com atividades lúdicas e atrativas. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License