Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorHofstaetter, Andreapt_BR
dc.contributor.authorRama, Jander Luizpt_BR
dc.date.accessioned2011-03-12T06:01:14Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/28072pt_BR
dc.description.abstractNa atualidade, o ensino da Arte na escola passa por mudanças profundas, condizentes com as mudanças ocorridas na sociedade, na cultura e na Arte. Uma dessas mudanças tem sido a abordagem do ensino da Arte em consonância com as tendências artísticas da Arte Contemporânea, visando sua discussão e reflexão na Educação Básica. Este trabalho propõe uma discussão sobre metodologias do ensino de conteúdos ligados à Arte Contemporânea. Deste modo, serão abordados os conceitos de hibridismo e de mestiçagem como temas possíveis de serem trabalhados em sala de aula através da elaboração de uma proposta pedagógica. A revisão bibliográfica sobre o ensino da Arte será apoiada em textos de Fernando Hernández, Ana Mae Barbosa e Miriam Celeste Martins, enquanto que os textos de Anne Cauquelin, Catherine Millet, Peter Burke e Icleia Cattani serão os referenciais para questões ligadas à Arte Contemporânea, hibridismo e mestiçagem. Esta discussão é importante por levantar questões sobre possíveis abordagens para o ensino da Arte Contemporânea na escola.pt_BR
dc.description.abstractCurrently, the teaching of Art in school is going through profound changes, consistent with changes in society, culture and Art. One such change has been the approach of teaching Art in line with the artistic trends of Contemporary Art, for their discussion and reflection in Basic Education. This paper proposes a discussion on methods of teaching content related to Contemporary Art. Thus, we discuss the concepts of hybridity and miscegenation as possible themes to be worked out in the classroom by developing a proposal with practical lessons. The literature review on the teaching of Art will be supported by texts by Fernando Hernández, Ana Mae Barbosa and Miriam Celeste Martins, while the texts Anne Cauquelin, Catherine Millet, Peter Burke and Icleia Cattani will be the reference for issues relating to Contemporary Art, hybridity and miscegenation. This discussion is important for raising questions about possible approaches to the teaching of Contemporary Art at school.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectContemporary arten
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectArt educationen
dc.subjectHybridityen
dc.subjectMiscegenationen
dc.titleArte contemporânea na escola : uma abordagem dos conceitos de hibridismo e mestiçagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000768736pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem