Cristianismo não religioso : uma etnografia do coaching em igrejas, prisões e corporações de segurança pública no Brasil
Fecha
2024Nivel académico
Doctorado
Tipo
Materia
Resumo
Esta tese aborda como o processo de desenvolvimento pessoal conhecido como coaching é mobilizado em relação com linguagens, atores e instituições cristãs no Brasil. Em uma primeira parte do trabalho, observa-se a incidência de cursos, treinamentos e dinâmicas de coaching em igrejas e organizações evangélicas. A atenção é posta sobre a diversidade de formas de coaching presentes nesse universo religioso, sobre a formação de críticas teológicas e controvérsias em torno de uma “Teologia do Coachin ...
Esta tese aborda como o processo de desenvolvimento pessoal conhecido como coaching é mobilizado em relação com linguagens, atores e instituições cristãs no Brasil. Em uma primeira parte do trabalho, observa-se a incidência de cursos, treinamentos e dinâmicas de coaching em igrejas e organizações evangélicas. A atenção é posta sobre a diversidade de formas de coaching presentes nesse universo religioso, sobre a formação de críticas teológicas e controvérsias em torno de uma “Teologia do Coaching” e sobre intervenções voltadas para o desenvolvimento pessoal, a transformação de si e a espiritualidade em ambientes eclesiais. Na segunda parte da tese, atenta-se para a presença de uma metodologia de coaching específica, o Coaching Integral Sistêmico (Método CIS), em prisões e corporações de segurança pública. Observa-se os modos de publicização do Método CIS como política de segurança relativa ao combate à reincidência criminal de detentos e à promoção da saúde mental de policiais, bombeiros e demais profissionais da área de segurança pública, bem como os processos de sua institucionalização em espaços securitários. Nesses âmbitos, o Método CIS é investido das condições de um projeto de reinserção social/ressocialização e de uma ação social de interesse público, mantendo-se ora invisíveis, ora hipervisíveis os elementos religiosos que garantem sua operatividade junto a indivíduos e instituições. As referências bíblico-cristãs postas em movimento têm o efeito de fazer com que o Método CIS e outras metodologias de coaching elaboradas por coaches cristãos se caracterizem pragmaticamente como representações compartilhadas de um cristianismo não religioso. O objetivo geral da tese é demonstrar como o coaching se associa, em diferentes espaços religiosos e seculares, a um repertório cristão não religioso que se constitui nas fronteiras da religião, conectando-se com modelos teológicos, disposições econômicas, tecnologias psicológicas e arranjos político-institucionais. A presença do coaching em igrejas e em instituições de segurança pública, como argumento, pode ser melhor compreendida por meio de um olhar etnográfico direcionado à conformação simultaneamente religiosa e secular de um cristianismo que escapa a – e desafia – quadros conceituais limitados à noção de religião. ...
Abstract
This thesis addresses how the personal development process known as coaching is mobilized in relation to Christian languages, actors and institutions in Brazil. In the first part of the work, the incidence of coaching dynamics in churches and evangelical organizations is observed. The attention is focused on the diversity of forms of coaching present in this religious universe, on the formation of theological criticisms and controversies around a “Coaching theology” and on interventions aimed a ...
This thesis addresses how the personal development process known as coaching is mobilized in relation to Christian languages, actors and institutions in Brazil. In the first part of the work, the incidence of coaching dynamics in churches and evangelical organizations is observed. The attention is focused on the diversity of forms of coaching present in this religious universe, on the formation of theological criticisms and controversies around a “Coaching theology” and on interventions aimed at personal development, self-transformation and spirituality in ecclesiastical environments. In the second part of the thesis, the attention is paid to the presence of a specific coaching methodology, Systemic Integral Coaching (CIS Method), in prisons and public security corporations. The ways in which the CIS Method is publicized as a security policy related to combating criminal recidivism of inmates and promoting the mental health of police officers, firefighters and other professionals of public security are observed, as well as the processes of its institutionalization in security spaces. The CIS Method is invested with the conditions of a social reintegration/resocialization project and a social action of public interest, keeping the religious elements that guarantee its operation with individuals and institutions sometimes invisible, sometimes hypervisible. The biblical-Christian references set in motion have the effect of making the CIS Method and other coaching methodologies developed by Christian coaches pragmatically characterized as shared representations of a non-religious Christianity. The objective of the thesis is to demonstrate how coaching is associated, in different religious and secular spaces, with a non-religious Christian repertoire that constitutes the borders of religion, connecting with theological models, economic provisions, psychological technologies and political arrangements. The presence of coaching in churches and public security institutions, as I argue, can be better understood through an ethnographic look directed at the simultaneously religious and secular conformation of a Christianity that escapes – and challenges – conceptual frameworks limited to the notion of religion. ...
Résumé
Cette thèse aborde la façon dont le processus de développement personnel nommé coaching est mobilisé par des acteurs et des églises protestantes évangéliques au Brésil. Dans la première partie du travail, j’observe l'incidence des cours, des formations et des dynamiques de coaching dans les églises et les organisations évangéliques. L’attention se porte sur la diversité du coaching présent dans cet univers religieux, sur la formation de critiques et de controverses théologiques autour d’une « T ...
Cette thèse aborde la façon dont le processus de développement personnel nommé coaching est mobilisé par des acteurs et des églises protestantes évangéliques au Brésil. Dans la première partie du travail, j’observe l'incidence des cours, des formations et des dynamiques de coaching dans les églises et les organisations évangéliques. L’attention se porte sur la diversité du coaching présent dans cet univers religieux, sur la formation de critiques et de controverses théologiques autour d’une « Théologie du Coaching » et sur quelques interventions visant le développement personnel, la transformation de soi et la spiritualité dans les églises. Dans la deuxième partie de la thèse, l’attention est portée à la présence d'une méthodologie de coaching spécifique, le Coaching Intégral Systémique (Méthode CIS), dans des prisons et des institutions de sécurité. J’observe la diffusion et l’institutionnalisation de la Méthode CIS en tant que politique de sécurité liée à la lutte contre la récidive criminelle des détenus et à la promotion de la santé mentale des policiers, des pompiers et d’autres professionnels de sécurité. La Méthode CIS est investie des conditions d'un projet de réinsertion/resocialisation et d'une action sociale d'intérêt public, en gardant les éléments religieux tantôt invisibles, tantôt hypervisibles qui garantissent son fonctionnement auprès des individus et des institutions. Les références biblico chrétiennes mises en branle ont pour effet de caractériser de manière pragmatique la Méthode CIS et d’autres méthodologies de coaching développées par des coachs chrétiens comme des représentations partagées d'un christianisme non religieux. L'objectif de la thèse c’est donc de démontrer comment le coaching est associé, dans différents espaces religieux et laïcs au Brésil, à un répertoire chrétien non religieux qui se constitue aux frontières de la religion, en se connectant avec des modèles théologiques, des dispositions économiques, des technologies psychologiques et des arrangements politiques. Cette forme de présence et de diffusion sociale du coaching, comme je le soutiens, peut être mieux comprise à travers un regard ethnographique porté sur la conformation à la fois religieuse et séculière d'un christianisme qui échappe – et défie – les cadres conceptuels les plus limités à la notion de religion. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.
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