Avanços, desafios e potencialidades : a trajetória dos Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências no olhar da pesquisa
Fecha
2024Otro título
Advances, challenges, and potentialities : the path of Professional Master’s in Science Education from the research perspective
Avances, desafíos y potencialidades : La trayectoria de la Maestría Profesionales en Enseñanza de Ciencias desde la perspectiva de la pesquisa
Materia
Resumo
Os Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências (MPEC) ocupam espaço relevante no conjunto de iniciativas de Formação Continuada de Professores na área de Ciências da Natureza. Passadas duas décadas de sua criação, ainda são centrais nos debates educacionais. De modo a contribuir com tais discussões, realizamos uma metassíntese através da análise de conteúdo de asserções de valor (críticas, receios, apreciações e expectativas) sobre aspectos dos MPEC expressos em artigos científicos e editoria ...
Os Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências (MPEC) ocupam espaço relevante no conjunto de iniciativas de Formação Continuada de Professores na área de Ciências da Natureza. Passadas duas décadas de sua criação, ainda são centrais nos debates educacionais. De modo a contribuir com tais discussões, realizamos uma metassíntese através da análise de conteúdo de asserções de valor (críticas, receios, apreciações e expectativas) sobre aspectos dos MPEC expressos em artigos científicos e editoriais, publicados entre 2002 e 2022 em periódicos classificados no Sistema Qualis/Periódicos nos estratos A1, A2 e A3 (2013–2016) e A1 e A2 (2017–2020). Organizamos os resultados em torno dos seguintes aspectos dos MPEC: Currículo e Ensino; Pesquisa Científica; e Produção Científica. Entre outros elementos, destacam-se discussões sobre asserções de valor positivas, como a indissociabilidade entre prática profissional e formação, e negativas, como a dificuldade na difusão de produtos e/ou processos educacionais. As asserções de valor identificadas em nossa investigação permitem subsidiar debates sobre a modalidade, qualificando posicionamentos e orientando potenciais pesquisas sobre os MPEC. ...
Abstract
The Professional Master's in Science Education (MPEC) plays a significant role in Science Teacher Professional Development. Two decades after its creation, they remain relevant in educational debates. To contribute to these discussions, we conducted a meta-synthesis through content analysis of value assertions (criticisms, concerns, appreciations, and expectations) regarding aspects of MPEC expressed in scientific articles and editorials published between 2002 and 2022 in journals classified in ...
The Professional Master's in Science Education (MPEC) plays a significant role in Science Teacher Professional Development. Two decades after its creation, they remain relevant in educational debates. To contribute to these discussions, we conducted a meta-synthesis through content analysis of value assertions (criticisms, concerns, appreciations, and expectations) regarding aspects of MPEC expressed in scientific articles and editorials published between 2002 and 2022 in journals classified in the Sistema Qualis/Periódicos in strata A1, A2, and A3 (2013–2016) and A1 and A2 (2017–2020). We structured the results on the following aspects of MPEC: Curriculum and Teaching; Scientific Research; and Scientific Production. The discussions highlight positive assertions of value, including the vital link between professional practices and teacher education, and negative ones, such as the difficulty of diffusing educational products and/or processes. The research results can support discussions on the graduate training modality, supporting stances, and directing potential researches about MPEC. ...
Resumen
Maestría Profesional en Enseñanza de Ciencias (MPEC) es relevantes en el conjunto de iniciativas de Formación Permanente del Profesorado en el área de Ciencias de la Naturaleza. Pasadas dos décadas desde su creación siguen siendo centrales en importantes debates educativos. Con el propósito de contribuir a dichas discusiones, hemos llevado a cabo una meta síntesis a través del análisis de contenido de afirmaciones de valores (críticas, temores, apreciaciones y expectativas) sobre aspectos de lo ...
Maestría Profesional en Enseñanza de Ciencias (MPEC) es relevantes en el conjunto de iniciativas de Formación Permanente del Profesorado en el área de Ciencias de la Naturaleza. Pasadas dos décadas desde su creación siguen siendo centrales en importantes debates educativos. Con el propósito de contribuir a dichas discusiones, hemos llevado a cabo una meta síntesis a través del análisis de contenido de afirmaciones de valores (críticas, temores, apreciaciones y expectativas) sobre aspectos de los MPEC expresados en artículos científicos y editoriales, publicados entre 2002 y 2022 en periódicos clasificados en el Sistema Qualis/Periódicos en los estratos A1, A2 y A3 (2013–2016) y A1 y A2 (2017–2020). Los resultados están organizados alrededor de los siguientes aspectos de los MPEC: Currículo y Enseñanza; Investigación Científica; y Producción Científica. Entre otros elementos, destacanse discusiones sobre afirmaciones de valores positivos, como la inseparabilidad entre la práctica profesional y la formación, y negativos, como la dificultad en la difusión de productos y/o procesos educativos. Las afirmaciones de valores identificadas en nuestra investigación permiten respaldar discusiones sobre la modalidad, calificando posicionamientos y orientando posibles investigaciones sobre los MPEC. ...
En
Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 24, (jan./dez. 2024), p. 1-31
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