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dc.contributor.advisorToassi, Ramona Fernanda Ceriottipt_BR
dc.contributor.authorSouza, Maria Cristina Almeida dept_BR
dc.date.accessioned2024-10-26T06:56:45Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280586pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Preceptores são profissionais responsáveis pela supervisão e orientação de estudantes nos contextos de atenção à saúde. Entre as metodologias voltadas à formação pedagógica de preceptores, está o modelo de micro habilidades, o One Minute Preceptor (OMP) ou ‘Preceptor de um minuto’. Objetivo: Identificar as contribuições, na formação de estudantes de Medicina, da utilização da metodologia OMP por preceptores. Metodologia: Revisão integrativa da literatura (RIL), com busca de dados na plataforma Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foram utilizados os descritores controlados pelo ‘Descritores em Ciências da Saúde’ (DeCS) e combinados com o operador booleano AND – Preceptoria/Preceptorship; Preceptor – e o descritor não controlado – Preceptor Minuto/One Minute Preceptor. Foram incluídos artigos de pesquisa original, revisão de literatura, relatos de experiência, trabalhos acadêmicos e manuais sobre a utilização do OMP, publicados entre 2020 e 2023, em inglês ou português. As publicações selecionadas foram analisadas por meio da análise temática. Resultados: Foram analisadas 12 publicações, sendo oito artigos, dois manuais e dois Trabalhos de Conclusão de Curso. Os resultados mostraram que a utilização do OMP na formação do estudante de Medicina é uma metodologia considerada é simples, realizada em curto espaço de tempo e que permite discussões ágeis e focadas com os preceptores, aprimorando o desenvolvimento de habilidades clínicas e de raciocínio crítico-reflexivo. Por meio do OMP, os estudantes são motivados a pensarem criticamente sobre as situações/casos, formulando perguntas e propondo hipóteses para a resolução dos mesmos, o que possibilita a definição de um melhor plano de tratamento. O OMP também contribuiu com um maior número de diagnósticos diferenciais pelos estudantes e promoveu a qualificação da comunicação entre estudante-preceptor, assim como do feedback pelo profissional preceptor ao futuro médico. Conclusão: A metodologia OMP na formação de estudantes de Medicina contribuiu para o desenvolvimento de habilidades clínicas, de raciocínio crítico-reflexivo, de elaboração de maior número de diagnósticos diferenciais, de discussão mais aprofundada de casos e na comunicação com o preceptor, facilitando o feedback sobre seu aprendizado. Estudos complementares são recomendados.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: Preceptors are professionals responsible for supervising and guiding students in health care settings. Among the methodologies aimed at the pedagogical training of preceptors is the micro-skills model, the One Minute Preceptor (OMP). Objective: To identify the contributions of the use of the OMP methodology by preceptors in the training of medical students. Methodology: Integrative literature review (ILR), with data searched on the Virtual Health Library (VHL) platform. We used descriptors controlled by the 'Descriptors in Health Sciences' (DeCS) and combined with the Boolean operator AND - Preceptorship; Preceptor - and the uncontrolled descriptor - Minute Preceptor/One Minute Preceptor. Original research articles, literature reviews, experience reports, academic papers and manuals on the use of OMP, published between 2020 and 2023, in English or Portuguese, were included. The selected publications were analyzed using thematic analysis. Results: Twelve publications were analyzed, eight of which were articles, two manuals and two Course Conclusion Papers. The results showed that the use of OMP in the training of medical students is a methodology that is considered to be simple, carried out in a short space of time and which allows agile and focused discussions with preceptors, improving the development of clinical skills and critical-reflective reasoning. Through the OMP, students are motivated to think critically about situations/cases, formulating questions and proposing hypotheses to solve them, which makes it possible to define a better treatment plan. The OMP also contributed to a greater number of differential diagnoses by the students and promoted better communication between student and preceptor, as well as feedback from the preceptor to the future doctor. Conclusion: OMP methodology in the training of medical students contributed to the development of clinical skills, critical-reflective reasoning, the development of a greater number of differential diagnoses, more indepth discussion of cases and communication with the preceptor, facilitating feedback on their learning. Complementary studies are recommended.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMedical studentsen
dc.subjectEstudantes de medicinapt_BR
dc.subjectMedical educationen
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectPreceptoriapt_BR
dc.subjectPreceptorshipen
dc.subjectPreceptoren
dc.subjectPreceptor minuteen
dc.titleContribuições da metodologia One Minute Preceptor (OMP) na formação de estudantes de medicinapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001213101pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Saúde Públicapt_BR


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