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Da lagarta à borboleta: a metamorfose dos projetos e o processo avaliativo
dc.contributor.advisor | Soares, Débora da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Vogt, Carolina Maia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-26T06:56:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/280549 | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho aqui apresentado aborda a temática da avaliação num contexto de ensino por projetos. O objetivo principal do trabalho é entender como ocorre o processo avaliativo e as ferramentas utilizadas nesse processo. Nesse sentido, a pergunta diretriz é: Como acontece o processo de avaliação matemática num contexto de ensino por projetos? Para responder a essa questão, foram feitas entrevistas semiestruturadas com duas professoras de uma escola particular que atende somente Ensino Médio na região metropolitana de Porto Alegre, além da entrevista com a coordenadora da área de Matemática dessa rede de escolas e a observação de uma aula e acesso a alguns planos de aula de Matemática. Visando o caráter opinativo e descritivo de uma entrevista, tal como o caráter subjetivo de uma observação, esta pesquisa enquadra-se como qualitativa, buscando agrupar e organizar os dados coletados em temáticas semelhantes, e não em medidas quantitativas. A análise dos dados aponta para a importância do acompanhamento do processo de aprendizagem dos estudantes, individualmente, levando em consideração os critérios mínimos estabelecidos em cada caso. Tal método exige, no entanto, dedicação e disponibilidade dos educadores e, por isso, pode ser difícil fazê-lo sozinho. Como alternativa a essa dificuldade, as professoras apresentam as planilhas de acompanhamento dos estudantes e também a docência compartilhada, que permite a troca de ideias e discussões entre os educadores. Os dados trazem também a importância de uma formação integral do sujeito, o que implica em uma avaliação tanto cognitiva quanto social e comportamental, para que o aluno aprenda, além das matérias previstas para aquele ano escolar, a portar-se em sociedade e respeitar as normas de boa convivência. A análise das entrevistas, tal como as observações, evidenciaram incongruências entre a teoria da metodologia STEAM, utilizada pela escola, e o que realmente acontece na prática, deixando clara a dificuldade de contornar o ensino tradicional. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research addresses the issue of evaluation in a project-based teaching context. The main objective of the work is to understand how the evaluation process takes place and the tools used in this process. In this sense, the guiding question is: How does the math assessment process take place in a project-based teaching context? To answer this question, semi-structured interviews were conducted with two teachers from a private high school in the metropolitan region of Porto Alegre, RS, Brazil, as well as an interview with the Mathematics coordinator from this school network and the observation of a lesson and access to some Mathematics lesson plans. Given the subjective and descriptive nature of an interview, as well as the subjective nature of an observation, this research is qualitative, seeking to group and organize the data collected into similar themes, rather than quantitative measures. The analysis of the data points to the importance of monitoring the students' learning process individually, taking into account the minimum criteria established in each case. However, this method requires dedication and availability on the part of the educators, which is why it can be difficult to do alone. As an alternative to this difficulty, the teachers present student monitoring spreadsheets and also shared teaching, which allows educators to exchange ideas and discussions. The data also shows the importance of a comprehensive education for the subject, which implies a cognitive, social and behavioral assessment, so that the student learns, in addition to the subjects for that school year, how to behave in society and respect the rules of good coexistence. The analysis of the interviews, along with the observations, revealed inconsistencies between the theory of the STEAM methodology used by the school and what actually happens in practice, making it clear how difficult it is to get around traditional teaching. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Project-based teaching | en |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Evaluation | en |
dc.subject | Mathematics education | en |
dc.subject | Projetos | pt_BR |
dc.subject | Portfolio | en |
dc.title | Da lagarta à borboleta: a metamorfose dos projetos e o processo avaliativo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001212848 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática e Estatística | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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