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dc.contributor.advisorCeleste, Roger Kellerpt_BR
dc.contributor.authorBock, Cibele Franciny da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-25T06:43:47Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280446pt_BR
dc.description.abstractEmbora o Brasil seja considerado o país da democracia racial e tenha tentado por décadas corrigir a disparidade ao acesso à educação no ensino superior entre os grupos menos favorecidos, ainda enfrenta um longo caminho na busca pela equidade e no combate ao preconceito e à discriminação enfrentados pelos cotistas. As barreiras impostas aos alunos não se limitam apenas ao ambiente acadêmico, mas também ao ambiente de trabalho e familiar. O presente estudo traz a explicação breve dos conceitos de discriminação, preconceito e estigma, além da contextualização das ações afirmativas no Brasil e no mundo. Objetivo: Por meio da análise e comparação dos dados apresentados neste trabalho, será possível identificar quais grupos sofrem maior experiência discriminatória, quem são os agentes causais e em quais ambientes ocorrem. Justificativa: trazer a compreensão de quem são os alunos mais afetados pela discriminação dentro da universidade e quais são os instrumentos discriminatórios. Resultados: segundo a tabela com Odds Ratio (OD), é possível concluir que alguns locais de convivência dos estudantes possuam correlação com a discriminação. No modelo ajustado, comparando pessoas de mesma raça, idade e modo de ingresso, o efeito por ser cotista é reduzido e torna o resultado não significativo.pt_BR
dc.description.abstractAlthough Brazil is considered country of racial democracy and has been trying for decades to correct the disparity in access to higher education among less privileged groups, it still faces a long journey in the pursuit of equity and in combating the prejudice and discrimination faced by affirmative action beneficiaries. The barriers imposed on students are not limited to the academic environment but also extend to the workplace and family settings. This study provides a brief explanation of the concepts of discrimination, prejudice, and stigma, along with contextualization of affirmative actions in Brazil and worldwide. Objective: Through the analysis and comparison of the data presented in this study, it will be possible to identify which groups experience greater discriminatory experiences, who the causal agents are, and in which environments these experiences occur. Justification: To provide an understanding of who the students most affected by discrimination within the university are and what discriminatory instruments are at play. Results: According to the table with odds ratios (OR), it can be concluded that some student living environments correlate with discrimination. In the adjusted model, when comparing individuals of the same race, age, and mode of admission, the effect of being an affirmative action beneficiary is reduced, making the result non-significant.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPublic policiesen
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectUniversidadespt_BR
dc.subjectAffirmative actionsen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInequalityen
dc.subjectUniversityen
dc.subjectDiscriminação socialpt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectDiscriminatory experiencesen
dc.titleDesigualdades no ensino superior : uma análise comparativa de experiências discriminatórias entre alunos cotistas e não cotistaspt_BR
dc.title.alternativeInequalities in higher education : a comparative analysis of discriminatory experiences between quota and non-quota studentsen
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001209696pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationOdontologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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