Comunicação visual e o popular : o trabalho dos pintores-letristas no cotidiano das grandes cidades
Visualizar/abrir
Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo identificar, caracterizar e analisar a presença da tipografia popular no espaço da grande cidade, no caso específico de Porto Alegre e sua Região Metropolitana. O recorte analítico se dará sobre os letreiros, que são peças elaboradas de forma manual por profissionais denominados pintores-letristas. A partir de referencial teórico específico das áreas da Comunicação Visual e do Design Gráfico, bem como o auxílio de teóricos das áreas de Antropologia, Sociolog ...
O presente trabalho tem por objetivo identificar, caracterizar e analisar a presença da tipografia popular no espaço da grande cidade, no caso específico de Porto Alegre e sua Região Metropolitana. O recorte analítico se dará sobre os letreiros, que são peças elaboradas de forma manual por profissionais denominados pintores-letristas. A partir de referencial teórico específico das áreas da Comunicação Visual e do Design Gráfico, bem como o auxílio de teóricos das áreas de Antropologia, Sociologia e Filosofia, buscamos compreender em tais peças, fruto de um fazer popular que ainda se faz presente na cidade contemporânea, suas intencionalidades comunicacionais e as propostas de seus autores para a realização de tal comunicação. Como resultado, encaramos esta produção enquanto influência ao design gráfico pós-moderno e às novas criações tipográficas, ou seja, enquanto possibilidade ao estabelecido. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1830)
Este item está licenciado na Creative Commons License