Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorColla, Rodrigo Ávilapt_BR
dc.contributor.authorBorba, Jaci Conceição da Silva Davilapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-22T06:56:23Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280323pt_BR
dc.description.abstractA evasão escolar na Educação Infantil é um assunto que necessita ser investigado pois neste momento as crianças necessitam de acompanhamento efetivo, as mesmas começam a interagir com pessoas fora do seu círculo familiar, estão tendo o primeiro contato com a escola. Nesta pesquisa pretendeu-se conhecer os motivos, os fatores influenciadores e as justificativas da infrequência das crianças na Educação Infantil, na perspectiva das famílias e dos profissionais da educação no contexto da Escola Municipal de Educação Infantil, situada na zona rural de Porto Alegre. A escolha do tema deu-se através de uma conversa inicial com a coordenação da escola que será campo da pesquisa com o intuito de identificar os fatores que contribuem para a infrequência escolar, o presente artigo consiste em averiguar os dilemas da educação, analisando os protagonistas desta ação, sejam alunos, professores ou escola, trazendo um relato dos temas que ocupa este espaço de relevância na história das políticas educacionais do nosso país. Nós futuros educadores temos o compromisso de ajudar a procurar alternativas que possam amenizar o problema. Constatou-se que o principal motivo da infrequência é o adoecimento da criança, fatores impeditivos relacionados às condições de moradia, ao emprego, à constituição das famílias (chefiadas por mulheres, mães adolescentes) foram igualmente constatados, evidenciando que a infrequência escolar é maior entre crianças vivendo em situações de vulnerabilidade social.pt_BR
dc.description.abstractThe school dropout in early childhood education is a subject that needs to be investigated because at this stage children need effective monitoring, they begin to interact with people outside their family circle, they are having their first contact with school. This research aimed to know the reasons, the influencing factors and the justifications of the children's infrequency in early childhood education, from the perspective of families and education professionals in the context of the Escola Municipal Infantil Nova Restinga III, located in the rural area of Porto Alegre, To identify the factors that contribute to school infrequency consists of investigating the dilemmas of education by analyzing the protagonists of the action, whether students, teachers or school, bringing a report of the issues that occupies a relevant space in the history of educational policies in our country, we future educators have a commitment to help find alternatives that can alleviate the problem. It was found that the main reason for infrequency is the child's illness. Impeding factors related to housing conditions, employment, and the constitution of the families (female-headed, teenage mothers) were also observed, showing that school infrequency is higher among children living in situations of social vulnerability.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectSchool infrequencyen
dc.subjectVulnerabilidade socialpt_BR
dc.subjectSocial vulnerabilityen
dc.titleInfrequência escolar na educação infantil : percepções dos professorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001165226pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples