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dc.contributor.advisorPassos, Camila Greffpt_BR
dc.contributor.authorLeite, Deiverson Marcianopt_BR
dc.date.accessioned2024-10-22T06:55:23Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280292pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho objetiva relatar e analisar as potencialidades das práticas educacionais, para o Ensino de Ciências e de Química, desenvolvidas em uma Escola de Educação Especial da rede municipal, de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre. Diante disso, este trabalho busca identificar as orientações para elaboração das propostas pedagógicas no Projeto Político Pedagógico (PPP), traçar o perfil acadêmico e profissional de duas professoras da escola, além de acompanhar práticas educativas desenvolvidas com os estudantes em contexto de ensino de Ciências e de Química. Para tanto foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa exploratória, com a análise do PPP da escola, uso de questionário com duas professoras e acompanhamento das atividades docentes em sala de aula por um período de três semanas. Com a realização desse trabalho, foi possível identificar a importância da escola de educação especial para as crianças e adolescentes com deficiência intelectual e/ou transtornos globais de desenvolvimento participantes das atividades observadas. É importante ressaltar que as duas professoras que participaram da pesquisa apresentam formação em Educação Especial e realizam propostas pedagógicas a partir do modelo de Currículo Funcional, princípio identificado no PPP da escola. Com esta perspectiva, as atividades que foram observadas pelo pesquisador evidenciaram como as aulas são pensadas de forma individualizada, a fim de favorecer o processo de ensino e aprendizagem, assim como o desenvolvimento de habilidades motoras, socioafetivas e emocionais. Sobretudo, para favorecer o desenvolvimento integral dos estudantes para a vida em sociedade.pt_BR
dc.description.abstractThe present work searches to report and analyze the potential of educational practices for Teaching Science and Chemistry developed in a Special School of the municipal system of a city in the metropolitan area of Porto Alegre. Based on that, this work looks for identify guidelines to the elaboration of pedagogical proposals in the Pedagogical Political Project (PPP), to outline the academic and professional profile of two teachers at the school, in addition to accompanying educational practices developed with students in teaching Science and Chemistry. To do that, an exploratory qualitative research was carried out, with an analysis of the school's PPP, use of a questionnaire with 2 teachers and monitoring of teaching activities in the classroom for a period of three weeks. Through the completion of this work, it was possible to identify the importance of the special education school for children and adolescents with intellectual disabilities and/or global developmental disorders who participated in the observed activities. It is important to highlight that the two teachers who participated in the research have a background in Special Education and design pedagogical proposals based on the Functional Curriculum model, a principle identified in the school's PPP. With this perspective, the activities observed by the researcher highlighted how the lessons are tailored to the individual, in order to facilitate the teaching and learning process, as well as the development of motor, socio-emotional, and emotional skills. Above all, it aims to support the integral development of students for life in society.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectTeaching scienceen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectTeaching chemistryen
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectSchool of special educationen
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectStudents with intellectual disabilitiesen
dc.subjectTranstornos globais do desenvolvimentopt_BR
dc.subjectGlobal developmental disordersen
dc.titleCaminhos para o Ensino de Ciências e Química em uma Escola de Educação Especialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001177465pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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