A atuação do consumidor na web e sua influência nos processos produtivos das organizações
View/ Open
Date
2010Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Os impactos advindos das transformações do cenário econômico, cultural e societal mundial sobre a comunicação organizacional permeiam a construção deste estudo. Analisamos os reflexos acerca da geração e compartilhamento de informações por meio do uso das plataformas interativas das mídias sociais no comportamento das organizações, buscando compreender como a interatividade da rede mundial de computadores vem redefinido as estratégias de gerenciamento de marca e criando novas possibilidades par ...
Os impactos advindos das transformações do cenário econômico, cultural e societal mundial sobre a comunicação organizacional permeiam a construção deste estudo. Analisamos os reflexos acerca da geração e compartilhamento de informações por meio do uso das plataformas interativas das mídias sociais no comportamento das organizações, buscando compreender como a interatividade da rede mundial de computadores vem redefinido as estratégias de gerenciamento de marca e criando novas possibilidades para a comunicação organizacional. O estudo faz uma breve análise de conteúdo da plataforma interativa IdeaStorm, gerenciada pela empresa norte-americana Dell, procurando na prática referenciar as teorias acerca do perfil e do comportamento do consumidor digital propostas por autores como Jenkins (2006), Lévy (2006), Recuero (2009) e Lemos (2010). A análise considera que, de fato, o uso efetivo da tecnologia se estendeu a diversas áreas do conhecimento e influenciou diretamente os fluxos de informação e conteúdo compartilhados pelas pessoas e organizações. Sendo, portanto, fundamental entender as mudanças e possibilidades contemporâneas à área da Comunicação Social. Mais especificamente, objetivamos entender como ocorre o processo de comunicação de uma rede social virtual e o quanto o conteúdo gerado nesse espaço pode ser absorvido pelas organizações visando à otimização dos seus processos. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License