O desafio da interdisciplinaridade no Ensino de Ciências considerando os documentos oficiais
dc.contributor.author | Oliveira, Ana Paula Santellano de | pt_BR |
dc.contributor.author | Fenner, Roniere dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Menezes, Daniela Vieira Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-18T06:56:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1809-1636 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/280128 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo busca investigar as relações dos professores participantes de uma disciplina de pós-graduação de educação em ciências entre os princípios de interdisciplinaridade nos documentos oficiais e suas dificuldades e desafios para trabalhar com essa temática. Para isso, foi enviado um formulário pelo google forms aos participantes, com perguntas voltadas à interdisciplinaridade nos documentos oficiais na escola de educação básica. A pesquisa é de caráter qualitativo e foram analisadas as respostas de dez participantes que optaram em participar do estudo, por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados apontaram o olhar destes participantes voltados à interdisciplinaridade aliada à BNCC, num viés de potencialidades e dificuldades no âmbito de se realizar na prática o fazer interdisciplinar, nesse sentido, a formação por meio da pós-graduação se mostra um caminho pertinente para a ampliação dos conhecimentos docentes, visando a qualificação na educação em ciências, através de possibilidade voltadas a novas práticas de cunho interdisciplinar na educação básica. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present study seeks to investigate the relationships of professors participating in a postgraduate course in science education between the principles of interdisciplinarity in official documents and their difficulties and challenges in working with this theme. For this, a form was sent via google forms to the participants, with questions aimed at interdisciplinarity in official documents in the basic education school. The research is of a qualitative nature and the responses of ten participants who chose to participate in the study were analyzed through Discursive Textual Analysis (DTA). The results pointed out the perspective of these participants focused on interdisciplinarity allied to the BNCC, in a bias of potentialities and difficulties in the context of carrying out interdisciplinary actions in practice, in this sense, training through postgraduate studies is a relevant path for expanding of teaching knowledge, aiming at qualification in science education, through possibilities aimed at new practices of an interdisciplinary nature in basic education. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Vivências. Erechim/RS. Vol. 20, n. 40 (2024), p. 215-233. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Interdisciplinarity | en |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Official documents | en |
dc.subject | Basic education | en |
dc.subject | Ciências : Ensino | pt_BR |
dc.subject | Science teaching | en |
dc.title | O desafio da interdisciplinaridade no Ensino de Ciências considerando os documentos oficiais | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001200653 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40361)Humanities (6937)