Trajetória acadêmica no ensino superior : sistematizando uma metodologia iterativa para a eficácia acadêmica
Fecha
2024Tutor
Co-director
Nivel académico
Doctorado
Tipo
Resumo
A partir do ingresso em um curso de graduação superior, um indivíduo, agora acadêmico, passa a fazer parte de um itinerário formativo cuja dinâmica é formalizada pela instituição por meio de normatizações, currículo e, obviamente, da legislação vigente. Do ponto de vista dos objetivos educacionais, além das especificações previstas para a formação profissional, a expectativa é que o aluno cumpra o programa e conclua o curso dentro de um período determinado. Todavia, altos índices de evasão e re ...
A partir do ingresso em um curso de graduação superior, um indivíduo, agora acadêmico, passa a fazer parte de um itinerário formativo cuja dinâmica é formalizada pela instituição por meio de normatizações, currículo e, obviamente, da legislação vigente. Do ponto de vista dos objetivos educacionais, além das especificações previstas para a formação profissional, a expectativa é que o aluno cumpra o programa e conclua o curso dentro de um período determinado. Todavia, altos índices de evasão e retenção têm sido comuns no ensino superior, o que é constatado nos censos estatísticos da educação superior e diversos estudos que investigam a trajetória acadêmica de instituições ou cursos específicos. Estes fenômenos estão relacionados à experiência e ao desempenho dos estudantes a partir de seu ingresso em um curso superior, que prevê certas trajetórias acadêmicas, as quais podem resultar em casos de sucesso (diplomação no tempo previsto) e insucesso (evasão ou diplomação tardia). As características e resultados destes trajetos e o desempenho acadêmico apresentado pelos alunos podem, de certa maneira, refletir a qualidade do ensino oferecido e o acompanhamento institucional aportado ao estudante. Atualmente, gestores educacionais e professores ainda são deficitários quanto a modelos, ferramentas e métodos de combate à evasão e retenção, e obtenção de informações relacionadas ao acompanhamento de trajetórias acadêmicas, o que limita suas possibilidades de reverter quadros de afastamento das trajetórias previstas quando ocorrem. Neste contexto, esta tese tem como objetivo desenvolver uma metodologia iterativa para análise e avaliação contínua de cursos superiores acerca de parâmetros referentes às trajetórias acadêmicas do ensino superior, de forma a subsidiar a concepção de políticas e estratégias educacionais que favoreçam a qualificação do ensino e a eficácia acadêmica no que concerne à capacidade de produzir concluintes (diplomação). Para viabilizar e amparar esta metodologia, é proposto o desenvolvimento de um ambiente colaborativo para processamento e análise de informações relevantes quanto às trajetórias acadêmicas e fatores influentes nos resultados destas trajetórias. O ambiente desenvolvido deve suportar de forma eficiente as investigações necessárias desta pesquisa, e também constituir um recurso a ser utilizado pela instituição na atualização de dados, para análise de períodos letivos futuros por gestores educacionais. Subsidiando a gestão com informações pertinentes e em tempo hábil, permitindo ainda avaliações de suas ações. ...
Abstract
Upon entering a higher degree course, an individual, now an academic, becomes part of a training itinerary whose dynamics are formalized by the institution through regulations, curriculum and, of course, current legislation. From the point of view of educational objectives, in addition to the specifications provided for professional training, the expectation is that the student fulfills the program and completes the course within a determined period. However, high rates of dropout and retention ...
Upon entering a higher degree course, an individual, now an academic, becomes part of a training itinerary whose dynamics are formalized by the institution through regulations, curriculum and, of course, current legislation. From the point of view of educational objectives, in addition to the specifications provided for professional training, the expectation is that the student fulfills the program and completes the course within a determined period. However, high rates of dropout and retention have been common in higher education, which is evidenced in the statistical censuses of higher education and several studies that investigate the academic trajectory of specific institutions or courses. These phenomena are related to the experience and performance of students after entering a higher education course, which provides for certain academic trajectories, which can result in cases of success (diplomation within the allotted time) and failure (evasion or late graduation). The characteristics and results of these paths and the academic performance presented by the students may, in a certain way, reflect the quality of the education offered and the institutional support provided to the student. Currently, educational managers and teachers are still deficient in terms of models, tools and methods to combat dropout and retention, and to obtain information related to the monitoring of academic trajectories, which limits their possibilities of reversing situations of departure from the predicted trajectories when they occur. In this context, this thesis aims to develop an iterative methodology for the analysis and continuous evaluation of higher education courses on parameters referring to the aca-demic trajectories of higher education, to support the design of educational policies and strategies that favor the qualification of teaching and academic effectiveness regarding the ability to produce graduates. To enable and support this methodology, it is proposed to develop a collaborative environment for processing and analyzing relevant information regarding academic trajectories and fac-tors that influence the results of these trajectories. The developed environment must efficiently support the investigations necessary for this research, and constitute a resource to be used by the institution in updating data, for analysis of future academic periods by educational managers. To support the management with relevant information and in a timely manner, also allowing evaluations of its actions. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
Colecciones
-
Multidisciplinario (2564)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License