Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorReategui, Eliseo Bernipt_BR
dc.contributor.authorMeira, Ricardo Radaellipt_BR
dc.date.accessioned2024-10-17T06:54:29Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280063pt_BR
dc.description.abstractA capacidade de se comunicar de forma escrita é de extrema importância para uma vida plena em sociedade. No meio acadêmico, essa habilidade se torna ainda mais importante. A escrita acadêmica, com todas as suas particularidades, demanda tanto do escritor como do avaliador, o domínio sobre diversos conceitos e normas acadêmicas. Uma das formas de diminuir o peso dessa tarefa consiste no uso da Analítica da Aprendizagem, de técnicas de Processamento de Linguagem Natural e de ferramentas de avaliação por parte do professor. Dessa forma, este trabalho procura investigar como uma ferramenta computacional com funções de avaliação automatizada da escrita pode auxiliar o professor na avaliação e elaboração de feedback personalizado para os alunos sobre seus textos do gênero projeto de pesquisa. Para isso, realizou-se um experimento com professores de cursos de graduação de disciplinas de metodologia científica ou da pesquisa onde foi aplicada uma ferramenta de avaliação automatizada de projetos de pesquisa que forneceu feedbacks a esses profissionais, buscando auxiliar na tarefa de avaliação. Como metodologia deste estudo, utilizou-se o estudo de caso múltiplos e os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas e dados de uso da ferramenta desenvolvida. Os resultados obtidos mostram a capacidade da ferramenta em avaliar projetos de pesquisa e fornecer feedbacks que auxiliam os professores e também na identificação da aceitação, tanto da ferramenta quanto dos feedbacks gerados.pt_BR
dc.description.abstractThe ability to communicate effectively in writing is of utmost importance for a fulfilling life in society. In the academic realm, this skill becomes even more crucial. Academic writing, with all its nuances, demands mastery of various concepts and academic norms from both the writer and the evaluator. One way to alleviate the burden of this task is through the use of Learning Analytics, Natural Language Processing techniques, and evaluation tools by educators. Consequently, this study aims to investigate how a computational tool with automated writing assessment capabilities can assist teachers in evaluating and providing personalized feedback to students on their research project proposals. To this end, an experiment will be conducted with university professors teaching scientific methodology or research courses. They will use an automated assessment tool for research projects that provides feedback, aiming to aid in the evaluation process. The methodology of this study is a case study, and data collection tools will include interviews, questionnaires, and usage data from the developed tool. The results demonstrate the tool's ability to evaluate research projects and provide feedback that assists teachers, as well as revealing the acceptance of both the tool and the generated feedback.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAutomated feedbacken
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectAutomated writing assessmenten
dc.subjectProjeto de pesquisapt_BR
dc.subjectResearch projecten
dc.titleFerramenta computacional para avaliação automatizada da escrita de projetos de pesquisapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001212928pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples