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dc.contributor.authorSilva, Rodrigo Sychocki dapt_BR
dc.contributor.authorPariz, Jéssica Córdova dept_BR
dc.date.accessioned2024-10-15T06:41:28Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn2237-9185pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280010pt_BR
dc.description.abstractEste artigo é um recorte de uma pesquisa de dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática. O objetivo deste artigo é apresentar uma das etapas da pesquisa, em que se investigou por meio de um questionário ações de Insubordinação Criativa relacionadas a percepção que professores de Matemática possuem a respeito do Pensamento Computacional (PC) para elaborar as suas aulas, conforme a BNCC. Os referenciais teóricos utilizados contemplam ideias sobre Pensamento Computacional e Insubordinação Criativa. Os dados coletados foram analisados por meio de um viés qualitativo à luz da Análise de Conteúdo. Os resultados da pesquisa indicam que mesmo com um conhecimento vago sobre PC os participantes já trabalham com recursos relacionados a ele, sinalizando que de alguma forma já está sendo trabalhado em sala de aula. Ainda como resultado infere-se que um maior entendimento do PC precisa ocorrer por meio do acesso dos professores a educação continuada sobre o tema.pt_BR
dc.description.abstractThis article is an excerpt from a Master's dissertation research in Mathematics Teaching. The objective of this article is to present one of the stages of the research, in which actions of Creative Insubordination related to the perception that Mathematics teachers have regarding Computational Thinking (CT) were investigated through a questionnaire to prepare their classes, according to the BNCC. The theoretical references used include ideas about Computational Thinking and Creative Insubordination. The data collected was analyzed using a qualitative bias in light of Content Analysis. The research results indicate that even with vague knowledge about PC, participants already work with resources related to it, signaling that in some way it is already being worked on in the classroom. As a result, it is inferred that a greater understanding of CP needs to occur through teachers' access to continuing education on the topic.en
dc.description.abstractEste artículo es un extracto de una investigación de tesis de Maestría en Enseñanza de las Matemáticas. El objetivo de este artículo es presentar una de las etapas de investigación, en la que se investigaron, a través de un cuestionario, acciones de Insubordinación Creativa relacionadas con la percepción que tienen los docentes de Matemáticas respecto al Pensamiento Computacional (PC) para preparar sus clases, en conformidad con la BNCC. Los referentes teóricos utilizados aportan ideas sobre el Pensamiento Computacional y la Insubordinación Creativa. Se analizaron los datos recopilados mediante un enfoque cualitativo a la luz del Análisis de Contenido. Los resultados de la investigación indican que, incluso con conocimientos vagos sobre PC, los participantes ya trabajan con recursos relacionados con PC, lo que señala que de alguna manera esto ya se está trabajando en el aula. Asimismo, como resultado, se infiere que es necesario lograr una mayor comprensión del PC a través del acceso de los docentes a la educación continua sobre el tema.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Educar Mais. Pelotas, RS. Vol. 8 (2024), p. 128-144pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMath teachers trainingen
dc.subjectProfessor de matemáticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCreative insubordinationen
dc.subjectComputational thinkingen
dc.subjectInsubordinação criativapt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectFormación de profesores de matemáticases
dc.subjectInsubordinación creativaes
dc.subjectPensamiento computacionales
dc.titleInsubordinação criativa e pensamento computacional : o que dizem os professores?pt_BR
dc.title.alternativeCreative insubordination and computation thinking : what do teachers say?en
dc.title.alternativeInsubordinación creativa y pensamiento computacional : ¿qué dicen los docentes?es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001196938pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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