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dc.contributor.authorMittmann, Verônica de Limapt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Cláudia Glavampt_BR
dc.date.accessioned2024-10-15T06:41:26Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn2675-2271pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280008pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo foi construído a partir de resultados de uma pesquisa de doutorado que tinha como objetivo perceber como o devir-criança possibilita um outramundar que pressupõe diferentes relações com tudo aquilo que escapa ao humano. De forma específica, este artigo pretendeu perceber como essas relações que o devir-criança estabelece com o mundo e com as coisas, poderia rasurar a educação em ciências e viabilizar a constituição de outros fluxos para a docência. O referencial são os estudos de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Trabalhamos com os conceitos de devir-criança, hecceidade e rizoma. O caminho metodológico foi a contocartografia, inventada nessa pesquisa, a fim de dar corpo aos afectos e perceptos produzidos no encontro da pesquisadora com as crianças e com o devir-criança. Os instrumentos para a produção de dados foram a observação e a entrevista semi-estruturada. A pesquisa mostrou que o devir-criança viabilizaria o animismo infantil, que pressupõe uma relação diferente com os não-humanos. Essa relação questiona os pressupostos da Modernidade e possibilita a constituição de outros mundos nesse mundo.pt_BR
dc.description.abstractThis article was constructed from the results of a doctoral research that aimed to understand how the becoming-child enables a different world that presupposes different relations with everything that escapes the human. Specifically, this article aimed to understand how these relations that becoming-child establishes with the world and with things, could erasure science education and enable the constitution of other flows for teaching. The reference is the studies of Gilles Deleuze and Félix Guattari. We work with the concepts of becoming-child, hecceity and rhizome. The methodological path was the short story book, invented in this research, in order to give body to the affections and perceptions produced in the encounter of the researcher with the children and with the becoming-child. The instruments for data production were observation and semi-structured interviews. Research has shown that child-becoming-making would enable infantile animism, which presupposes a different relationship with non-humans. This relationship questions the assumptions of Modernity and enables the constitution of other worlds in this world.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação. Pará. Vol. 5, n. 1 (2023), p. 29-43.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectCiências : Ensinopt_BR
dc.subjectSciencesen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAnimismopt_BR
dc.subjectBecomingen
dc.subjectChilden
dc.subjectAnimismen
dc.titleContribuições do animismo infantil para a Educação em Ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeContributions of child animism to Science Education en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001194947pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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