Escrita digital e educação de jovens e adultos : produzindo sentidos num encontro inusitado
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Data
2001Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente investigação pretende delinear os percursos de produção de sentidos presentes nas construções textuais realizadas por alunos jovens e adultos em processa de aquisição da Íngua escrita, na interseção com a tecnologia de escrita digital, mais especificamente no que diz respeito à editoração eletrônica. Nosso agudo objetiva acompanhar o acoplamento interativa dos alunos da Educação de jovens e adultos (EJA) com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), e ponderar se esse inusit ...
A presente investigação pretende delinear os percursos de produção de sentidos presentes nas construções textuais realizadas por alunos jovens e adultos em processa de aquisição da Íngua escrita, na interseção com a tecnologia de escrita digital, mais especificamente no que diz respeito à editoração eletrônica. Nosso agudo objetiva acompanhar o acoplamento interativa dos alunos da Educação de jovens e adultos (EJA) com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), e ponderar se esse inusitado encontro exerceria efeitos a produção de sentidas desses alunos e de que comia esses poderiam ser inferidos através da análise das suas construções textuais. Para atender às demandas da pesquisa, foi criado um espaço de experimentação pedagógica presencial entre alunos da EJA em processo de aquisição da língua escrita e TICs, vinculado Programa de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos Trabalhadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEFJAT/UFRGS). Esse espaço foi compreendido dentro de uma perspectiva ecológica da cognição, fundamentada nos estudos de Maraschin e Axt (1998), como um ambiente de aprendizagem informatizado e receptivo aos processos dialógicos, em que estão imbricados sujeitos e tecnologias e suas mútuas relações. Dentro dessa ecologia, edificamos dois mirantes de observação. Um dos mirantes diz respeito à linguagem, embasado na perspectiva dialógica de Mikhail Bakhim. Utilizamos essa teoria com o intuito de considerar objetos da análise da criação verbal não somente as obras em si, no caso, as instruções textuais, mas também o processo que lhes concernem. O ouro mirante aborda a cognição, a partir da teoria de Jean Piaget e os mecanismos construtivos da atividade cognitiva, no que eles dizem respeito à criação de possibilidades de produção de sentido. Buscamos compreender, com tal teoria, os processos de criação de estratégias pelas quais o autor tenta assegurar o entendimento da sua produção de sentidos a um presumível leitor. Caracterizamos o nosso estudo em dois momentos: primeiramente, o da coleta de dados, como uma pesquisa participante; num segundo momento, o da análise de dados, optamos por realizar estudos de caso com dois sujeitos-autores. Valemo-nos das construções textuais por realizadas por esses sujeitos-autores, além de entrevistas, registros de campo e gravação das interações em fita cassete. Os resultados trazem indícios que compravam nossa hipótese de que haveria, num ambiente de aprendizagem demarcado pelas dialoga e pela interseção com uma tecnologia de escrita digital, uma diversidade de posições de autoria, por parte dos sujeitos, à medida que esses inserem a si próprios e as suas construções textuais na corrente dialógica, em um movimento cuja materialidade se traduz, na construção textual, através de marcas referentes à intencionalidade, nem sempre consciente em nível da explicitação, desses sujeitos-autores. ...
Abstract
This research aims at outlining the paths young and adult students take when they attempt to praduce meaning in their writings during their proçess of acquisition of literacy, when this process entails digital writing technology, specially electronic editing. In this study, we attempted to observe the interactive cantact of students from EJA ("Educação de Jovens e Adultos": Education of Youngsters and Adults) with TICs("Tecnologias de Informação e Comunicação": Communication and information Tec ...
This research aims at outlining the paths young and adult students take when they attempt to praduce meaning in their writings during their proçess of acquisition of literacy, when this process entails digital writing technology, specially electronic editing. In this study, we attempted to observe the interactive cantact of students from EJA ("Educação de Jovens e Adultos": Education of Youngsters and Adults) with TICs("Tecnologias de Informação e Comunicação": Communication and information Technologies). We investigated if this contaçt had any effect upon the students’ production of meaning as well as in which ways that production suffered any interference throught the analysis of their writings. So as to attend the demands of this research, it has been created an environment for pedagogical experiment on students from EJA, who were learning to read and write with the use of TICs. This learning program is called PEFJAT/UFRGS("Programa de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos Trabalhadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul": Primary Education Program for Young and Adult Workers from the Federal University of Rio Grande do Sul). The class was designed under an eçological perspective of cognition, based on Maraschin and Axt's studies (1998), as a learning-with-computer environment receptive to dialogical processes in which subjects, technologies and their mutual relations are involved. Within this enviroment, we focused our observations on two main points. The first one is Ianguage. Based on Mikhail Bakhtin's dialogiçal perspective, we considered as objects of analysis not only the written products but also the composing processes. The second point is cognition. Our investigation was based on Jean Piaget's theory and the constructive mechanisms of cognitive activity, as far as the creation of possibilities for the production of meaning is concerned. Through this theory, we attempted to çomprehend the strategies creation processes in which the writers try to assure their production of meaning is understood by a presumed readar. Our study was performed in two steps. The first step was data collection as an action research. The second step was data analysis. We chose to carry out case studies with two writter-subjects. We used the subects' writings, as well as interviews, Field-research records and tape-recordings of the interactions. Results produced evidence in support of our hypothesis: in a learning environment marked by dialogic and the intersection of a digital writing technology, there is a variety of ways by which our subjects place themselves in the position of writers, since they insert themselves and their writtings in the dialogical chain, in a movement whose materiality is rendered, in the texts, through the writer-subjects' marks of intention, not always conscious in the explicitness level. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (7479)Educação (2504)
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