Alinhamento astral : estágio docente na formação do licenciado em educação física na ESEF/UFRGS
Visualizar/abrir
Data
2006Tipo
Resumo
O estudo analisa o estágio docência no processo de formação do licenciado em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Apoiados na pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, buscamos compreender de que modo os estagiários articulavam a “teoria” aprendida nas disciplinas pedagógicas com a “prática” docente na escola. A metáfora do “alinhamento astral”, empregada pelo nosso colaborador para se referir à organização curricular do curso, nos permitiu perceber que a crítica do ...
O estudo analisa o estágio docência no processo de formação do licenciado em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Apoiados na pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, buscamos compreender de que modo os estagiários articulavam a “teoria” aprendida nas disciplinas pedagógicas com a “prática” docente na escola. A metáfora do “alinhamento astral”, empregada pelo nosso colaborador para se referir à organização curricular do curso, nos permitiu perceber que a crítica do grupo recaía sobre o predomínio de uma didática centrada na “educação dos corpos sentados” em detrimento de uma, voltada aos “corpos em movimento”. ...
Contido em
Pensar a prática : revista da pós-graduação em educação física. Goiânia. Vol. 9, n. 2 (jul./dez. 2006), p. 297-311
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40503)Ciências da Saúde (10821)
Este item está licenciado na Creative Commons License