Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCardoso, Virginia Cardiapt_BR
dc.contributor.authorPaulo, Rosa Monteiropt_BR
dc.contributor.authorDalcin, Andréiapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-10T06:48:58Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn2179-426Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/279838pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo expor o que se mostra na reflexão suscitada pela intenção de olhar para a razão matemática e ver a beleza, ou olhar para a beleza matemática e ver expressa uma racionalidade que é manifesta em objetos não matemáticos e que pode ser percebida por fatores outros que não apenas o racional. No movimento reflexivo buscamos compreender os fundamentos teórico-epistemológicos que caracterizam a percepção estética presente no processo de criar ou (re)criar Matemática. Para explicitar o que na reflexão se mostrou relevante organizamos o artigo em dois momentos: no primeiro apresentamos uma proposta pedagógica a partir das obras de Da Vinci e de Volpi procurando valorizar o caráter estético e belo da Matemática e no segundo trazemos a discussão sob os pontos de vista positivista, fenomenológico e crítico, revisitando elementos da filosofia das ciênciaspt_BR
dc.description.abstractThis article aims to present some reflecions concernig possibilities in linking Math and Art, considering a serious theoretical and articulated research in Educating Teachers of Mathematics. Our purpose is to look into the reason of Mathematics and see the beauty of Art, or see the beasty in Math and find in it the rationality contained in non-Math objects and that can be noticed in other not only rational factors. From this perspective we try to understand the theoretician-epistemologics basis that characterizes the present aesthetic perception in the process to create or (re)create Mathematics. For this reason, we organize the article at two moments:first, presenting a pedagogical proposal Da Vinci and Volpi ́s works that emphasises values of aesthetic and beautiful characterin Mathematics and a second moment focusing the discussion under the positivist, fenomenological and critical points of view, revisiting elements related to Philosophy of Sciencesen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de ensino de ciências e matemática. REnCiMa. São Paulo, SP. Vol. 5, n. 2 (2014), p. 56-74pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectArten
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEducating teachersen
dc.titleA beleza matemática : uma proposta pedagógica de sensibilização estética para o ensino da matemáticapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001003357pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples