Show simple item record

dc.contributor.advisorTonini, Ivaine Mariapt_BR
dc.contributor.authorFonseca, Ludmila Losada dapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-09T06:50:12Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/279781pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa teve como objetivo compreender como os discursos geográfico-políticos produzidos pelo novo Livro Didático de Ciências Humanas e Sociais aplicadas corroboram a formação de um sujeito representado. Motivado pelas mudanças nas políticas educacionais brasileiras alicerçadas na racionalidade neoliberal, buscou-se, nos discursos produzidos por livros didáticos ± que são produtos de uma racionalidade neoliberal ±, identificar e refletir sobre a fabricação de um sujeito representado. Para cumprir com tal intento, esta tese serviu-se de dois métodos: a Hermenêutica Crítica ± utilizada a fim de detalhar o processo de produção dos livros didáticos, este marcado pela razão neoliberal ±; e a segunda abordagem deu-se para a análise da materialidade dos livros ± em textos e imagens ± em que foi utilizada a Análise do Discurso de base foucaultiana. Esses caminhos percorridos permitiram perceber a importância da dimensão política nos editais, cada vez mais restritivos a essas temáticas, mas que, nas discursividades dos livros analisados, a política está presente nos conteúdos que tematizam a Geografia Política e a Geopolítica. A partir dos discursos, concluiu-se que os materiais didáticos produzem um afastamento dos estudantes frente a uma prática política que seja efetiva em suas vidas. Ainda assim, foram individuadas, por meio da Antigeopolítica, fissuras e possibilidades do uso desses livros didáticos analisados para a aproximação dos estudantes com uma prática política efetiva.pt_BR
dc.description.abstractThe research aimed to understand how the geographical-political discourses produced by the new Textbook of Applied Human and Social Sciences corroborate the formation of a represented subject. Motivated by the changes in Brazilian educational policies based on neoliberal rationality, it was looked for in the discourses produced by textbooks ± which are products of neoliberal rationality ± to identify and reflect on the fabrication of a represented subject. To achieve this objective, this thesis applied two methods: the Critical Hermeneutics, in order to detail the production process of textbooks, marked by neoliberal reason; and a second approach for the analysis of the materiality of books ± in texts and images ± in which it was used the Foucauldian-based Discourse Analysis. These analyses allowed us to perceive the importance of the political dimension in the Public Notices, which are increasingly restrictive to these themes. However, in the discursiveness of the books analyzed, politics are present in the contents that thematize Political Geography and Geopolitics. From the discourses, it was concluded that the didactic materials produce a distancing of the students from a political practice that would be effective in their lives. Notwithstanding, we point out, through Anti- geopolitics, fissures and possibilities of the use of these analyzed Textbooks to bring students closer to an effective political practice.en
dc.description.abstractLa investigación tuvo como objetivo comprender cómo los discursos geográfico-políticos producidos por el nuevo Libro de Texto de Ciencias Humanas y Sociales Aplicadas corroboran la formación de un sujeto representado. Motivado por cambios en las políticas educativas brasileñas basadas en la racionalidad neoliberal, se buscó, en los discursos producidos por los libros de texto ± que son productos de una racionalidad neoliberal ±, identificar y reflexionar sobre la fabricación de un sujeto representado. Para cumplir con este objetivo, esta tesis utilizó dos métodos: la Hermenéutica Crítica, con el fin de detallar el proceso de producción de Libros de Texto, marcado por la razón neoliberal; y el segundo enfoque fue para el análisis de la materialidad de los libros ± en textos e imágenes ± en el que se utilizó el Análisis del Discurso foucaultiano. Estos caminos recorridos permitieron percibir de la importancia de la dimensión política en las Notas, que son cada vez más restrictivas a estos temas, pero que, en las discursividades de los libros analizados, la política está presente en los contenidos que se centran en la Geografía Política y la Geopolítica. A partir de los discursos, se concluyó que los materiales didácticos producen un distanciamiento de los estudiantes de una práctica política que puede ser efectiva en sus vidas. Aun así, a través de Antigeopolítica se identificaron grietas y posibilidades de utilización de estos libros de texto para acercar a los estudiantes a la práctica política efectivaes
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPNLD 2021en
dc.subjectGeografia políticapt_BR
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectNeoliberal rationalityen
dc.subjectLivro didático : Análisept_BR
dc.subjectGeographical-political discourseen
dc.subjectRacionalidad neoliberales
dc.subjectRepresentatividadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDiscurso geográfico-políticoes
dc.titleDiscursos geográfico-políticos produzidos pelo livro didático : formando sujeitos representadospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coOliveira, Aldo Gonçalves dept_BR
dc.identifier.nrb001212583pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record