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dc.contributor.advisorMilan, Marcelopt_BR
dc.contributor.authorRosa, Luana Jardim Arosteguy dapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-09T06:49:41Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/279761pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho trata do tema do financiamento à dança e está baseado em uma concepção teórica que identifica que há uma contradição entre o produto das artes cênicas por excelência – a performance ao vivo – e a forma que ele deve assumir no modo de produção capitalista. Assim, partindo do diagnóstico de que o setor enfrenta desafios importantes no Brasil e de que seu potencial criativo é limitado em razão dos gargalos relacionados à sustentabilidade econômica, o trabalho busca responder a seguinte questão: quais os impactos e consequências da estruturação de diferentes modelos de financiamento às atividades do setor da dança em termos da concentração de recursos entre os agentes e, consequentemente, do mercado de trabalho? Como hipótese de trabalho, temse que um modelo baseado majoritariamente no financiamento privado tende a gerar maior concentração de recursos no setor e um mercado de trabalho mais instável para os artistas em comparação a um modelo com predominância de fundos públicos. Para atingir seus resultados, a pesquisa se propõe a analisar os casos da Alemanha e dos EUA a partir do final do século XX, buscando comparar os dois casos entre eles e refletir sobre quais contribuições essas experiências podem aportar para a reflexão acerca da realidade brasileira. Com base em uma metodologia qualitativa de análise de conteúdo e análise de dados, bem como na aplicação de um questionário, conclui-se que a hipótese do trabalho não pode ser refutada, ainda que a influência de outras variáveis, para além dos modelos de financiamento, também impactem nas características analisadas.pt_BR
dc.description.abstractThis paper discusses the issue of dance funding. The work is based on a theoretical concept that identifies a contradiction between live performance, the main product of performing arts, and the form it must assume in the capitalist mode of production. Recognizing the challenges faced by the dance sector in Brazil and the limitations imposed on its creative potential due to economic sustainability issues, the study aims to answer the following question: What are the impacts and consequences of implementing different funding models for dance activities in terms of resource concentration among stakeholders and the labor market? The hypothesis is that a funding model primarily relying on private funding leads to a greater concentration of resources in the sector and a less stable labor market for artists than a model based on public funds. To address this question, the research proposes to analyze the cases of Germany and the USA from the late 20th century, comparing the two and reflecting on their potential contributions to the Brazilian context. Based on a qualitative methodology involving content analysis, data analysis, and the application of a questionnaire, it is concluded that the hypothesis cannot be refuted. However, the influence of other variables also impacts the characteristics analyzed, in addition to the funding models.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDanceen
dc.subjectFinanciamentopt_BR
dc.subjectPerforming artsen
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectAlemanhapt_BR
dc.subjectFundingen
dc.subjectEstados Unidospt_BR
dc.subjectGermanyen
dc.subjectUSAen
dc.titleAs dinâmicas econômicas do setor da dança : limitações no cenário nacional e experiências internacionais desde o final do Século XXpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001212486pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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