Episódios de engasgos, reflexo de GAG e métodos de introdução alimentar complementar no primeiro ano de vida : um ensaio clínico randomizado
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Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
Choking episodes, gagging and complementary food introduction methods in the first year of life : a randomized clinical trial
Assunto
Resumo
Objetivo: Verificar a ocorrência dos episódios de engasgo e a presença do reflexo de GAG ao longo primeiro ano de vida das crianças, considerando o método de introdução alimentar complementar (IAC). Métodos: Trata-se de um ensaio clínico randomizado que observou a ocorrência de engasgos e reflexo de GAG em crianças saudáveis ao longo do primeiro ano de vida, comparando a influência do método de IAC proposto, sendo eles: método tradicional, Baby Led Introduction to Solids (BLISS) e método misto ...
Objetivo: Verificar a ocorrência dos episódios de engasgo e a presença do reflexo de GAG ao longo primeiro ano de vida das crianças, considerando o método de introdução alimentar complementar (IAC). Métodos: Trata-se de um ensaio clínico randomizado que observou a ocorrência de engasgos e reflexo de GAG em crianças saudáveis ao longo do primeiro ano de vida, comparando a influência do método de IAC proposto, sendo eles: método tradicional, Baby Led Introduction to Solids (BLISS) e método misto (criado especialmente para este estudo). A amostra foi constituída de pares de mães bebês, randomizados e submetidos a intervenção sobre a prevenção de engasgos e métodos de IAC, em um seguimento até os 12 meses das crianças. A comparação entre os grupos foi realizada pelo teste qui quadrado (p<0,05). Resultados: Foram avaliadas 130 díades mães-bebês: 26,2% das crianças apresentaram engasgos, provocados majoritariamente pela consistência semi-sólidos/sólidos, e 80% reflexo de GAG. Os achados sobre engasgo, a consistência e o tipo de alimento envolvido, a necessidade e o tipo de manobra de desengasgo utilizada não apresentaram diferenças significativas entre os métodos de IAC. O reflexo de GAG esteve presente na IAC e suas características não diferiram estatisticamente entre os grupos. Conclusão: A amostra deste estudo apresentou risco de engasgo e reflexo de GAG semelhantes entre os métodos de IAC. ...
Abstract
Objective: To verify the occurrence of episodes of choking and the presence of the GAG reflex throughout the children's first year of life, considering the method of complementary food introduction (IAC). Methods: This is a randomized clinical trial that observed the occurrence of choking and GAG reflex in healthy children during the first year of life, comparing the pressure of the proposed ACI method, which are: traditional method, Baby Led Introduction to Solids (BLISS) and mixed method (cre ...
Objective: To verify the occurrence of episodes of choking and the presence of the GAG reflex throughout the children's first year of life, considering the method of complementary food introduction (IAC). Methods: This is a randomized clinical trial that observed the occurrence of choking and GAG reflex in healthy children during the first year of life, comparing the pressure of the proposed ACI method, which are: traditional method, Baby Led Introduction to Solids (BLISS) and mixed method (created especially for this study). The sample was found from pairs of mother-babies, randomized, and elaborated the intervention on the prevention of choking and ACI methods, in a follow-up until the children's 12 months. The comparison between groups was performed using the chi-square test (p<0.05). Results: 130 mother-baby dyads were evaluated: 26.2% of the children had choking, mostly caused by semi-solid / solid consistency, and 80% GAG reflex. The findings on choking, the consistency and the type of food involved, the need and the type of unloading maneuver used did not present significant differences between the ACI methods. The GAG reflex was present in the IAC and its characteristics did not differ statistically between groups. Conclusion: The sample of this study had a similar risk of choking and GAG reflex between the ACI methods. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Faculdade de Odontologia. Curso de Fonoaudiologia.
Coleções
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TCC Fonoaudiologia (151)
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