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dc.contributor.authorOliveira, Victor Hugo Nedelpt_BR
dc.contributor.authorLacerda, Miriam Pires Corrêa dept_BR
dc.contributor.authorSantos, Andréia Mendes dospt_BR
dc.date.accessioned2024-10-04T06:43:53Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn0103-6041pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/279681pt_BR
dc.description.abstractA construção da identidade docente configura-se como importante processo para que os professores desempenhem a docência ligada aos seus alunos. Esta pesquisa buscou analisar as percepções de experiência de professores do ensino superior em instituições públicas e privadas em Porto Alegre. Para atingir os objetivos propostos, foi aplicado um questionário com a caracterização da amostra, a apresentação de afirmações na Escala Likert e uma pergunta aberta versando sobre as recomendações dos sujeitos para os jovens professores do ensino superior. Os resultados apontaram que os sujeitos manifestam indiferença quanto à afirmação de que a experiência seja um fator de relevância na formação do docente. Pode-se constatar que os sujeitos concordam que a identidade do professor se constrói na educação básica. Verifica-se que a maioria dos sujeitos acredita que um doutorado não seja uma exigência para ser um bom professor no nível superiorpt_BR
dc.description.abstractThe construction of teacher identity is an important process for teachers to perform teaching linked to their students. This research sought to analyze the perceptions of experience of higher education teachers in public and private institutions in Porto Alegre. To reach the proposed objectives, a questionnaire was applied with the characterization of the sample, the presentation of affirmations in the Likert Scale and an open question about the recommendations of the subjects for the young teachers of higher education. The results indicated that the subjects express indifference about the affirmation that the experience is a factor of relevance in the teacher training. It can be verified that the subjects agree that the identity of the teacher is built in basic education. It turns out that most subjects believe that a doctorate is not a requirement to be a good teacher at the higher level.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos do Aplicação. Porto Alegre. Vol. 32, n. 1 (jan./jul. 2019), p. 83-92.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExperienceen
dc.subjectGeografia : Ensinopt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA construção da docência no ensino superior a partir do conceito de experiênciapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001118016pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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