Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorZalla, Jocelitopt_BR
dc.contributor.authorRossato, Maíra Suertegaraypt_BR
dc.date.accessioned2024-10-04T06:43:39Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn0103-6041pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/279675pt_BR
dc.description.abstractFrente à atualidade do debate sobre identidades nacionais e regionais, propomos, neste trabalho, a análise de uma ação de ensino integrada de Geografi a e História, realizada no CAp-UFRGS, que pretendeu traduzir em novas estratégias e abordagens didáticas os conhecimentos acadêmicos sobre a construção da ideia de região e da fi gura do gaúcho tradicional no Rio Grande do Sul. Para tanto, também tecemos um breve balanço do desenvolvimento teórico do conceito de região nos meios especializados e um rápido histórico da produção do mito do gaúcho pampiano no estado. Os resultados da ação mostram ser possível utilizar a temática para construir, com os estudantes, conceitos interdisciplinares (como fronteira, nação, região, estereótipo), desnaturalizando na sala de aula uma identidade que se apresenta como fi xa e essencialista e fomentando a tolerância e o respeito à diversidade cultural.pt_BR
dc.description.abstractFaced with today’s debate about national and regional identities, we propose, in this work, the analysis of an integrated education action of Geography and History, held at CAp-UFRGS, which intended to translate into new strategies and didactic approaches the academic knowledge about the construction of the idea of the region and the fi gure of the Gaucho in Rio Grande do Sul. To this end, we also weaved a brief balance of the theoretical development of the concept of region in the specialized studies and a quick history of the production of the myth of the Gaucho “pampiano” in the state. The action results show it is possible to use the theme to build with students interdisciplinary concepts (such as frontier, nation, region, stereotype), denaturalizing, in the classroom, an identity that is presented as fi xed and essentialist and encouraging tolerance and respect for cultural diversity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos do Aplicação. Vol. 25, n. 02, (jul./dez. 2012), p. 133-161pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRegionen
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectIdentityen
dc.subjectEducationen
dc.subjectRegiaopt_BR
dc.subjectGeographyen
dc.subjectRegionalismos : Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectHistoryen
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectGaúchopt_BR
dc.titlePara repensar a região : uma proposta de ensino integrado de Geografia e Históriapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001102780pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem