Para repensar a região : uma proposta de ensino integrado de Geografia e História
dc.contributor.author | Zalla, Jocelito | pt_BR |
dc.contributor.author | Rossato, Maíra Suertegaray | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-04T06:43:39Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0103-6041 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/279675 | pt_BR |
dc.description.abstract | Frente à atualidade do debate sobre identidades nacionais e regionais, propomos, neste trabalho, a análise de uma ação de ensino integrada de Geografi a e História, realizada no CAp-UFRGS, que pretendeu traduzir em novas estratégias e abordagens didáticas os conhecimentos acadêmicos sobre a construção da ideia de região e da fi gura do gaúcho tradicional no Rio Grande do Sul. Para tanto, também tecemos um breve balanço do desenvolvimento teórico do conceito de região nos meios especializados e um rápido histórico da produção do mito do gaúcho pampiano no estado. Os resultados da ação mostram ser possível utilizar a temática para construir, com os estudantes, conceitos interdisciplinares (como fronteira, nação, região, estereótipo), desnaturalizando na sala de aula uma identidade que se apresenta como fi xa e essencialista e fomentando a tolerância e o respeito à diversidade cultural. | pt_BR |
dc.description.abstract | Faced with today’s debate about national and regional identities, we propose, in this work, the analysis of an integrated education action of Geography and History, held at CAp-UFRGS, which intended to translate into new strategies and didactic approaches the academic knowledge about the construction of the idea of the region and the fi gure of the Gaucho in Rio Grande do Sul. To this end, we also weaved a brief balance of the theoretical development of the concept of region in the specialized studies and a quick history of the production of the myth of the Gaucho “pampiano” in the state. The action results show it is possible to use the theme to build with students interdisciplinary concepts (such as frontier, nation, region, stereotype), denaturalizing, in the classroom, an identity that is presented as fi xed and essentialist and encouraging tolerance and respect for cultural diversity. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Cadernos do Aplicação. Vol. 25, n. 02, (jul./dez. 2012), p. 133-161 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Region | en |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Identity | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Regiao | pt_BR |
dc.subject | Geography | en |
dc.subject | Regionalismos : Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | History | en |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Gaúcho | pt_BR |
dc.title | Para repensar a região : uma proposta de ensino integrado de Geografia e História | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001102780 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40281)Humanities (6919)
-
Journal Articles (40281)