Tipologia dos 4C's no complexo agroindustrial da cachaça de alambique do Rio Grande do Sul
Fecha
2008Otro título
The 4C’s tipology in the agro industrial complex of the sugar cane brandy in the Rio Grande do Sul
Materia
Resumo
O estudo tem como objetivo aplicar a tipologia dos 4C’s em dois elos do Complexo Agroindustrial da cachaça de alambique no Rio Grande do Sul. A coleta dos dados foi por meio de questionários e visitas in loco. Percebeu-se que a coordenação requer fortalecimento, comprometimento e integração mais efetiva entre os elos. A colaboração é incrementada pela participação de entidades de P&D, com investimentos em novas técnicas de cultivo e desenvolvimento de novos produtos. Na comunicação, identificou ...
O estudo tem como objetivo aplicar a tipologia dos 4C’s em dois elos do Complexo Agroindustrial da cachaça de alambique no Rio Grande do Sul. A coleta dos dados foi por meio de questionários e visitas in loco. Percebeu-se que a coordenação requer fortalecimento, comprometimento e integração mais efetiva entre os elos. A colaboração é incrementada pela participação de entidades de P&D, com investimentos em novas técnicas de cultivo e desenvolvimento de novos produtos. Na comunicação, identificou-se um esforço de desenvolvimento de mecanismos para organizar o setor com vistas à competitividade. Já a coopetição demanda o estabelecimento de vínculos sustentáveis relativos à promoção das parcerias para competir com a indústria de cachaça industrial e melhor atender seus clientes. Verifica-se, então, que a partir do incremento de ações nos 4C’s, o setor da cachaça de alambique poderá dar conta das mudanças e superar os desafios dos mercados. ...
Abstract
The purpose of this study is to analyze the production and retail’s links as integrant of the Agro Industrial Complex of the sugar cane brandy in Rio Grande do Sul. The used methodology was the tipology of 4C’s (communication, coordination, contribution and coopetion). The corpus was collected by interviews to two companies. Observations and the review of literature helped to understand that the coordination requires effective integration between all the CAI’s link. The contribution is increasi ...
The purpose of this study is to analyze the production and retail’s links as integrant of the Agro Industrial Complex of the sugar cane brandy in Rio Grande do Sul. The used methodology was the tipology of 4C’s (communication, coordination, contribution and coopetion). The corpus was collected by interviews to two companies. Observations and the review of literature helped to understand that the coordination requires effective integration between all the CAI’s link. The contribution is increasing by the participation of P&D entities with investments in new technologies and development of new products. The communication has an effort of mechanisms development to organize the sector, objectifying the competitiveness. And, the coopetion demands the establishment of sustainable bonds to the still partnerships compete with the sugar cane brandy’s industry, and also, better taking care of their customers. The results can contribute to verify that the 4C’s action’s increment in the sector of the sugar cane brandy will be able to make changes and to surpass the market’s challenges. ...
En
Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional. Taubaté, SP. Vol. 4, n. 1 (jan./abr. 2008), p. 57-74
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Nacional
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Artículos de Periódicos (40503)Ciencias Sociales Aplicadas (4137)
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